A Arte e suas formas de expressão

Ao longo do primeiro semestre muitos foram os desafios no ensino de Arte neste modelo de ensino híbrido. Há dificuldade com relação aos materiais e até as dinâmicas de mediação entre professor e aluno foram repensadas para o atual contexto. Felizmente no território da Arte os limites existem para serem ultrapassados, redefinidos, alargados. Dentro das possibilidades, os estudantes exploraram linguagens e materiais, conheceram novas poéticas em Arte e produziram obras artísticas.

O 3º ano realizou uma incursão pelo espaço e natureza. Em parceria com Ciências da Natureza, os alunos criaram suas versões de plantas de cidade para o planeta Marte e depois transformaram o projeto em maquetes com materiais sustentáveis. Também fizeram suas versões de animais, criando os seus bichos imaginários explorando o suporte bi e tridimensional.

Já o 4º ano fez um percurso na arte por meio da produção de artistas afro-brasileiros, percebendo como as diferentes matrizes – europeia, africana e indígena – reverberam na nossa cultura. Dentro dessa temática, os estudantes entraram em contato com as produções artísticas de Rubem Valentim, Artur Bispo do Rosário, Rosana Paulino e Maria Auxiliadora da Silva. Também exploraram o sincretismo religioso por meio dos oratórios brasileiros, apropriando-se de uma peça que tem valor artístico, religioso e cultural e criando as suas versões usando caixas de papelão e materiais disponíveis em casa.

Por fim, o 5º ano desenvolveu sua poética no mundo da fotografia. Os estudantes exploraram o uso da luz, natural ou artificial, composição em fotografia e fotomontagem. Dessa forma perceberam as inúmeras possibilidades que reserva o campo da fotografia e deram outro significado à produção de imagens.

FOTOMONTAGEM

LUZ E SOMBRA