A cultura do cuidado como um caminho para a paz

“Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”
Mahatma Gandhi

No primeiro dia de 2021, Dia mundial da Paz, a mensagem do Papa Francisco ressaltou que “não há paz sem a cultura do cuidado”. Lembrou-nos que somos corresponsáveis uns pelos outros e pela nossa casa comum, assumindo o compromisso de proteger e promover a dignidade e o bem de todos.

Concretizar o compromisso de cuidar de si mesmo, do outro e do nosso planeta é condição para a promoção da paz e se constrói, coletivamente, a partir de pequenas ações em prol da sustentabilidade. Acreditando que esse desafio precisa ser vivenciado pelos alunos, a equipe de professores elaborou e propôs o projeto específico e interdisciplinar “Defensores da Natureza”.

A partir do projeto, são provocados a refletir sobre a importância das diferentes formas de vida: vegetal, animal e humana, experienciando situações que os levam a pensar, agir e colaborar com a preservação do ambiente, discutir sobre as atitudes promotoras de paz na família, no colégio e em outros ambientes e buscar soluções pacíficas para os conflitos que surgem, tudo isso em um ambiente de cuidado, solidariedade e respeito.

Como uma das etapas do trabalho, no 2º bimestre iniciamos a leitura do livro “Almanaque da Paz”, de César Obeid, na qual terão a oportunidade de conhecer e apreciar poemas, contos populares, relatos pessoais, curiosidades, personalidades promotoras da paz e dos cuidados com a vida.

No mês de agosto, participarão de um encontro especial com o autor.

Nossa intenção é que os alunos se tornem cidadãos comprometidos com o planeta, exercitando práticas sustentáveis em relação aos recursos naturais, respeitando as diversidades e acolhendo ao próximo em suas necessidades, enfim valorizando e defendendo a vida para contribuir com a construção de um mundo melhor para todos.

Intenção essa que vem ao encontro e se fortalece no chamado que recebemos do Papa Francisco no Pacto Educativo Global, “…não haverá uma nova relação com a natureza, sem um ser humano novo”.

Você também está atento a esse chamado?

Professores do 4º ano