A hora do experimento

No 2º bimestre, em Ciências da Natureza, os alunos do 5° ano estão estudando sobre a energia no dia a dia.

Neste momento da escolarização é muito importante trazer para a sala de aula as ideias fundamentais do conceito científico de energia: reconhecer as transformações de um tipo de energia em outro e perceber as transferências de energia de um objeto a outro.

Construir as ideias de transformação, transferência e armazenamento de energia, além de instigar a curiosidade sobre os acontecimentos científicos no cotidiano, prepara para o aprofundamento dos estudos que acontecerão nos próximos anos.

Outro ponto relevante é o trabalho com as etapas do método científico, conjunto de procedimentos por meio dos quais o aluno consegue propor um conjunto de explicações para os fenômenos científicos.

Para trazer todas essas questões para a sala de aula, nós e a técnica em laboratório, Raquel Lima, organizamos experimentos no Laboratório e produzimos um vídeo. Os alunos observaram, na prática, o funcionamento de um circuito elétrico e de uma manivela, conheceram as diferentes reações de substâncias no fogo, observaram o funcionamento de um secador de cabelos e de uma sanfona, conhecendo quais eram as formas de energia presentes e a transformação da energia em cada situação.

Após assistirem ao vídeo, na sala de aula presencial e nas salas de apoio no ensino remoto, discutiram sobre cada experimento e fizeram registro no caderno, obedecendo as etapas do método científico.

Foi um momento de aprendizagem muito significativo!

Assista ao vídeo e conheça um pouco deste trabalho.

Professoras Andréia Heringer e Liliane Santana