A importância da letra cursiva

Letra cursiva e a sua real importância nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Desde a Educação Infantil, antes de serem alfabetizadas, as crianças vivenciam e realizam muitas atividades com o objetivo de desenvolver habilidades que lhes possibilitarão o exercício da coordenação motora fina e viso-motora, a preensão adequada do lápis e a postura correta para sentar. São etapas importantes para que, no decorrer do processo de alfabetização, elas se apropriem do traçado correto das letras.

E nesse momento a letra bastão maiúscula, ou “caixa alta”, é a ideal, pois seu traçado é mais simples e os seus caracteres isolados, diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras, ajudarão no processo de construção das hipóteses da escrita, pois nessa fase as crianças escrevem pensando quais e quantas letras são necessárias para registrar as palavras.

A partir do segundo ano, com a alfabetização já consolidada, o aprendizado do traçado da letra cursiva é iniciado. No ensino online, esse trabalho aconteceu por meio de vídeos para ensinar o traçado correto de cada letra e do treino da escrita em folhas com pautas próprias.

No terceiro ano sentimos a necessidade de continuar esse investimento usando diferentes dinâmicas, nas quais os estudantes recebem orientações para treinar sozinhos, de forma assíncrona, ou com o acompanhamento ao vivo da professora, trabalhando habilidades que estão aliadas à escrita, retomando o movimento de pinça, a maneira correta de pegar no lápis e a coordenação viso-motora, que é a capacidade de controlar o movimento da mão guiado pela visão.

A cada atividade possibilitamos novas vivências, analisando a letra mais difícil de traçar, as palavras mais difíceis de escrever e quais letras ficam acima e abaixo da linha. Todo esse processo é importante para que a criança assimile o movimento correto de cada letra.

E por que valorizar a letra cursiva no momento em que os alunos estão cada vez mais conectados com seus smartphones, notebooks e tablets?

O ensino online trouxe muitos benefícios e proporcionou o exercício de habilidades que nunca imaginamos que alunos dessa faixa etária fossem capazes de desenvolver de forma tão rápida, apesar de verificarmos uma tendência atual de desvalorização da escrita à mão como uma habilidade não mais necessária na Era Digital. Em contraponto, pesquisas comprovam os benefícios neurológicos e cognitivos da escrita manual quando comparada à digitação de um teclado.

Escrever com a letra cursiva é importante não apenas para a produção de letras legíveis. Durante esse processo, usamos áreas motoras do nosso cérebro de planejamento e controle motor, de percepções visuais e associadas ao processamento da linguagem. É um trabalho rico e com comprovados benefícios para os nossos leitores e escritores.

Vivian Valeska Silva e Darliete Pires, professoras do 3º ano EF