A importância dos jogos na dinâmica da sala de aula

“A origem sociocultural do jogo, aliada ao exercício do pensamento, nos direciona para a possibilidade de empregar os jogos no contexto educacional como recurso didático-pedagógico para mediar oportunidades de desenvolvimento cognitivo.”

(Andréa Lourdes Ribeiro – 2016)

Os jogos são práticas sociais que fazem parte da nossa vida desde a infância. São instrumentos lúdicos que, de forma agradável e eficaz, proporcionam velocidade no processo de aprendizagem. Nestas situações, a criança organiza seu pensamento, faz escolhas, elabora estratégias e enfrenta desafios. Pensando na sua importância, o 2º ano desenvolveu um trabalho com jogos on-line.

Ao jogar, os alunos realizaram a leitura das telas, dos elementos envolvidos e também ocorreu o domínio gradual dos diferentes recursos, colocando em prática os seus conhecimentos prévios (o linguístico e o digital).

Por meio dos jogos foram trabalhados conteúdos das diversas áreas do conhecimento (Português, Matemática, Ciências). Eles preencheram textos lacunados, resolveram problemas, descreveram as características dos sólidos geométricos, entenderam as diferentes fases da vida, problematizaram sobre o calendário, participaram de assembleias sobre a postura de estudante, entre outros.

O desafio maior foi propor que cada sala elaborasse o seu próprio jogo para trocar entre as turmas. Foram momentos de trocas intensas e aprendizagens significativas.

Confira alguns depoimentos dos alunos:

Professoras do 2º ano EF