A personalização do ensino e da aprendizagem

O trabalho realizado nas salas de apoio no Moodle, com os alunos do 5º ano, é uma das estratégias para que avancem em sua aprendizagem de forma efetiva e significativa.

As atividades são organizadas e realizadas em etapas para que os estudantes se apropriem dos conteúdos ao trabalharem em um pequeno grupo, administrando o tempo,  investigando, questionando, levantando hipóteses e trocando informações entre eles. Em outros momentos, o processo acontece individualmente e as intervenções são feitas pelas professoras, possibilitando o esclarecimento de dúvidas e a superação dos desafios.

Eles vivenciam seu persurso no modelo de rotação por estações, realizando diferentes atividades em cada sala de apoio. Outra metodologia ativa é a sala de aula invertida, na qual os alunos se familiarizam com os temas abordados, fazendo pesquisas e atividades online para, posteriormente, discutir sobre o que aprenderam e elaborar projetos em grupos.

Dessa forma o papel das professoras deixa de ser de transmissoras de conhecimento e passa a ser de facilitadoras, mediadoras que orientam os alunos na utilização da tecnologia, potencializando a construção do conhecimento, os provocando a observar, explorar, interagir, dialogar, debater e fazer uso de diversas ferramentas, como agentes corresponsáveis pelo processo.

As tecnologias digitais potencializam tanto o trabalho individual quanto o realizado em equipe, ao provocá-los a se sentirem engajados com as novas aprendizagens, percebendo, respeitando e ajustando seu ritmo de trabalho, colocando em prática e compartilhando suas aprendizagens.

Professoras Andréia Luca, Fabiana Tavares,
Liliane Oliveira e Vânia Abrantes