A relação entre os seres vivos e o equilíbrio ecológico

Os alunos do 4° ano estudaram sobre a cadeia alimentar e equilíbrio ecológico. Além das atividades no livro, pesquisas e discussões, foram até o Laboratório de Ciências para construir cadeias alimentares utilizando os animais do Museu de Ciência e Tecnologia.

O objetivo foi perceber que a cadeia alimentar é uma relação de interdependência entre os seres vivos, onde um fornece energia para o outro, e conversar sobre a importância da manutenção do equilíbrio no ambiente.

“Na nossa aula no laboratório, gostei de aprender como uma cadeia alimentar se organiza, os produtores, os consumidores…” – Beatriz Del Santo

Foram momentos intensos de aprendizagem, pois tiveram que observar as características dos animais, pensar no bioma de cada um, discutir sobre os hábitos de alimentação e construir duas cadeias alimentares possíveis.

“É muito bom construir a cadeia alimentar olhando para os animais e pensando sobre as características de cada um deles. Aprendi muito com essa aula.” – Livia Brunetti

“Eu descobri que existe uma ave que se chama Carcará e é carnívora. Ela se alimenta de outros animais.” – Felipe Thomaz Silvestre

Durante a aula refletiram sobre a exploração da biodiversidade e o equilíbrio nos ecossistemas fazendo diversos questionamentos como: Por que antigamente era permitido caçar e empalhar os animais? Quais técnicas são usadas para deixar os animais assim, como se estivessem vivos? Foi por isso que muitos animais entraram em extinção?

“Eu gostei de observar os animais porque é difícil de achá-los na natureza. Fiquei triste por saber que eles foram empalhados, mas hoje estão servindo para o nosso estudo. Aprendi que o bugio não é carnívoro como eu pensava. Foi divertido construir as cadeias alimentares.” – Rafael da Silva

Em sala de aula, após a socialização das cadeias alimentares construídas, apresentaram a notícia pesquisada sobre uma situação atual envolvendo o desequilíbrio ecológico. Conversamos sobre as possíveis soluções para cada tipo de desequilíbrio e sobre a responsabilidade de todos para a manutenção da vida no planeta Terra.

Ao refletir sobre as possíveis soluções para os problemas da atualidade exercitaram o pensar crítico, a expressão oral, o diálogo e a resolução de problemas, o que contribui para a construção da identidade sobre o seu ser/estar no mundo.

“Fiz uma pesquisa de uma notícia que falava sobre a febre maculosa que é transmitida pelo carrapato estrela e sobre o desequilíbrio no ambiente. Acho importante estudar sobre as nossas ações incorretas para não repetir os mesmos erros.” – Natalia Ciccone

Possibilitar o pensar sobre as problemáticas da sociedade e o posicionar-se criando formas de intervenção colaborativa no espaço é um dos objetivos da alfabetização científica.

Em nossa escola as Ciências da Natureza são trabalhadas de forma viva, dinâmica, construtiva e integrada à realidade dos estudantes hoje, mas com os olhos e o coração no amanhã.

Professoras Andréia Di Luca e Jacqueline Aparecida de Campos