Aprendendo com Malala

A escola é um espaço de descobertas, aprendizagens significativas e muita construção coletiva, mas sobretudo, de convivência afetiva e ética. Por isso um dos nossos objetivos é contribuir na formação de cidadãos sensíveis e comprometidos com a vida, respeitando todas as diversidades.

Os alunos do 5º ano conheceram a história inspiradora de uma menina muçulmana a partir da leitura do livro “Malala, a menina que queria ir para escola”, da escritora Adriana Carranca. Um dos objetivos da leitura foi destacar a importância das relações de igualdade, do acesso aos direitos, além de ressignificar o papel da mulher na sociedade.

Mesmo o livro trazendo um contexto cultural muito diferente, eles estabeleceram diversas relações que possibilitaram momentos de interação e partilha sobre a importância da justiça e igualdade. Algumas curiosidades despertaram o interesse em pesquisar para saber mais sobre a cultura muçulmana.

A história da Malala aproximou os alunos de uma realidade até então desconhecida por muitos, desenvolvendo a sensibilidade e o senso crítico de cada um. O interesse pelo tema aumentou a cada página lida e Malala passou a fazer parte das aulas, pois trouxe muitas contribuições sobre o valor do conhecimento e da escola na vida de uma pessoa.

Outro ensinamento foi a persistência, mesmo diante de todos os aspectos desfavoráveis. Perspectiva esta que trabalhamos com os nossos alunos – a de jamais desistir dos seus sonhos e acreditar em si mesmos, sendo protagonistas das suas aprendizagens e vidas.

Como uma das etapas do trabalho, no auditório do colégio, as turmas assistiram a um vídeo em que a escritora Adriana comenta sobre a sua trajetória literária e a incrível experiência de viajar ao Paquistão para conhecer de perto a realidade e cultura.

Em um outro momento os alunos elaboraram um quiz da Malala para os colegas responderem em sala de aula, a partir das informações trazidas pelo livro. Ao final, escreveram a mensagem que a história da Malala passou para cada um:

“Devemos valorizar tudo o que temos, como a escola que nos dá educação e ensina ao mesmo tempo. Sempre lute pelos seus sonhos para realizá-los e nunca desista.”
Gabriela Martins – 5º ano F

“Para mim não importa o que aconteça, a paz é sempre a melhor solução e toda criança deveria ir à escola.”
Maria Luiza Oliveira – 5º ano A

“A mensagem que Malala deixou para mim é que todos devem ter direitos iguais e nunca desistir, pois devemos acreditar em nós mesmos, independentemente da situação.”
Felipe Fornazier – 5º ano E

Sentimos orgulho dos nossos protagonistas mirins!

Professoras Fabiana Tavares e Liliane Maria Oliveira