Aprendendo sobre os cuidados de higiene corporal

Vivência no Laboratório: Aprendendo sobre os cuidados de higiene corporal

No 1º ano um dos objetos de conhecimentos trabalhados no componente curricular de Ciências da Natureza é a higiene pessoal. Os hábitos e cuidados que devemos ter com nosso corpo são essenciais para a manutenção da saúde.

Por meio de investigações os alunos puderam vivenciar práticas de cuidados com o próprio corpo no Laboratório de Biologia. Divididas em grupos e organizadas em estações, as crianças realizaram três experimentos que possibilitaram a prática, a observação e a análise de alguns hábitos.

Ao lavar as mãos, atentaram-se à cor da água que ficou na bacia. Melhor ainda quando viram a água suja pelo microscópio e disseram:  “Quanta sujeira”; “Nossa, isso tudo estava nas nossas mãos?”; “Credo! Parece minhoca”. Ficaram ainda mais impressionadas ao descobrirem que o vinagre e que os alimentos podem causar danos em nossos dentes se não tivermos uma boa escovação.

Momentos como este despertam o encantamento, a curiosidade e o desejo em aprender mais. A aprendizagem torna-se significativa e possibilita aos alunos a criação de suas próprias teorias.

Turmas: 1º ano A e D
Professora: Paula Garcia