Desafio Canguru de Matemática

O Canguru de Matemática é um desafio anual internacional destinado aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. Nasceu na França, em 1991, concebido pelos professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, que se inspiraram em outro colega de profissão, o australiano Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, que na década de 1980 organizou uma prova digital que passou a ser realizada simultaneamente por vários estudantes. Os professores franceses decidiram realizar a prova em seu país e homenagearam Peter O’Halloran dando o nome a ela de “Kangourou”. Assim nasceu o concurso Kangourou sans Frontières – AKSF, (“Canguru sem Fronteira”), presente em mais de 80 países. E o Brasil não poderia ficar de fora!

O desafio já é um dos maiores do mundo, com mais de 6 milhões de participantes, e desde 2019 o Colégio Emilie de Villeneuve participa dessa grande ação mundial que tem como objetivos “ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica, favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada” (informação retirada do site oficial do concurso no Brasil: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/quem-somos/o-canguru).

Sendo umas das missões do Colégio Emilie proporcionar um ensino de excelência, realizar provas externas que têm como objetivo ampliar o repertório conceitual, procedimental e atitudinal dos estudantes já faz parte dos planejamentos, ações e calendário da escola. A experiência oferece aos estudantes algumas vivências que possibilitam o exercício de habilidades e competências matemáticas primordiais para suas vidas acadêmicas e a leitura de mundo e sociedade.

O “aquecimento” para o Canguru fez parte da rotina dos estudantes ao longo do bimestre com momentos como resolução de questões do Canguru de anos anteriores, elaboradas pelas professoras, e painéis de soluções.

O desafio foi realizado pelas turmas do 4o e 5o ano no dia 23 de março, mas os desafios matemáticos continuarão mobilizando nossos estudantes ao longo do ano. As turmas do 3o ano participarão de um simulado no 2o semestre e farão o desafio oficialmente em 2023!

Confiram alguns depoimentos dos estudantes:

4o ano

Foi legal, pois todos puderam participar e nós aprendemos coisas novas.
Leonardo Rodrigues

Eu gostei do desafio e foi a primeira vez que participei de algo do tipo.
Pedro Flores

Eu gostei, pois são situações de lógica! Precisa pensar considerando muitos pontos. Amei!
Isabela Azevedo

Foi muito bom! Desenvolve a mente e é divertido.
Sara Crispim

Eu adorei o desafio e fiquei tranquila. Não tem motivo para ficar nervosa e as questões eram muito legais.
Mayla Burgos

Eu gostei, pois com este desafio achei uma oportunidade de provar novas habilidades matemáticas.
Manuela Gallo

5º ano

Foi até bem divertida! Minha mente ficou frita, mas eu adorei o desafio Canguru.
Fabrício Zanini

Eu acredito que foi desafiadora, pois era uma coisa nova. Eu nunca tive uma prova desse jeito ou algo desse tipo.
Isabella Novaretti

O momento foi desafiador, mas acho que fui bem e gostei da experiência.
Pedro Fusaro

Esse momento foi bem divertido e produtivo, expandindo e relembrando as nossas aprendizagens.
Lara Angelino

Eu achei bem desafiadora, porém bem legal! Serviu como aprendizagem para o resto da vida.
Victória Leite

Professoras do 4o e 5o ano