Dia da Matemática

Você sabia que em nosso país há um dia dedicado à Matemática?

A lei n° 12835, de 2013, instituiu oficialmente que no dia 6 de maio deve ser comemorado, em todo o território nacional, o Dia da Matemática.

O objetivo desta data é incentivar atividades culturais e educativas relacionadas à educação matemática, estimulando os professores e estudantes a cultivarem a cultura e o saber.

O dia 6 de maio foi escolhido intencionalmente como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Nascido em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, ele começou a lecionar aos 18 anos. Formou-se, posteriormente, em Engenharia Civil, mas nunca exerceu essa profissão. Muito apaixonado pela matemática e pela escrita, Júlio, que gostava de contar histórias, começou a envolver a matemática em seus enredos e em 1925 publicou seu primeiro livro matemático: “Contos de Malba Tahan.”

Para divulgar essa importante data e saber mais sobre o assunto os alunos do 4° ano organizaram uma entrevista com as seguintes perguntas:

• Como você usa a matemática em seu trabalho?
  • Como a matemática faz parte da sua vida?
  • Quando você era estudante gostava de matemática?

Organizados em pequenos grupos percorreram os espaços da escola e entrevistaram vários funcionários do Colégio Emilie. De volta à sala de aula, socializaram as descobertas e discutiram sobre o uso da matemática no dia a dia.

Foi um momento significativo de aprendizagem, em que os alunos exercitaram a postura de estudante, a interação com o outro e o protagonismo.

E você? Já pensou como a matemática faz parte da sua vida? Se não pensou, que tal começar agora?

Veja algumas fotos desse momento!

Professoras Andréia Di Luca, Iandra Cristina Vieira e Milena Ávila