Mensagem escrita à mão não é coisa do passado!

Qual foi a última vez em que você recebeu uma mensagem escrita à mão?

Aqui, no Colégio Emilie, essa prática está sempre presente e foi inspirada no projeto de escrita “Mensagens entre crianças, entre as famílias e professores”, realizado nas escolas de Reggio Emilia – cidade com um dos melhores sistemas de educação do mundo para infância.

Para incentivar a potencialidade da criança e o processo de alfabetização, em nossa primeira reunião presencial, convidamos os pais a escreverem uma mensagem de boas-vindas para seus filhos, que estão matriculados no 1° ano do Ensino Fundamental. Essas mensagens foram postadas nos correios individuais dos alunos e lidas com a ajuda dos professores, marcando a sua inauguração.

Dessa forma, o correio revela uma função social entre os alunos e familiares, que podem se expressar por meio de palavras e desenhos. E, sem dúvida, é uma prática didática de leitura e escrita que contribui efetivamente para o processo de construção da base alfabética e perpetuará por todo o ano entre os alunos.

Professoras e assistentes de classe do 1° ano EF

Coordenação Pedagógico-Educacional