Minecraft – Mais um recurso para a aprendizagem

Durante as aulas de Ciências Humanas os alunos do 3º ano realizaram diversas atividades com o objetivo de identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, comparando os elementos que compõem a paisagem natural e a transformada, analisando as diferenças do espaço rural e urbano e das atividades econômicas realizadas em cada um deles.

Com o objetivo de envolvê-los e desenvolver ainda mais a criatividade, os alunos foram desafiados a construir uma paisagem urbana ou rural utilizando o jogo Minecraft e os conceitos trabalhados nas aulas de História e Geografia. Explorando diferentes recursos do jogo, acrescentaram hortas e animais nas fazendas e representaram as diferentes construções no espaço urbano.

O mais interessante é que o aprendizado não ficou restrito aos alunos, pois como muitos conhecem e jogam, ensinaram aos professores e colegas os diferentes recursos que o Minecraft oferece.

A escolha pelo jogo foi intencional por permitir a simulação virtual, por ser um jogo conhecido e apreciado pelos estudantes e por possibilitar a sistematização da aprendizagem, com certeza, muito significativa.

Professoras Darliete Pires, Tânia Filomena Knittel e Vivian Valeska Silva