O entrelaçamento nas práticas pedagógicas

A assembleia é uma prática pedagógica que acontece periodicamente entre os alunos do Colégio Emilie de Villeneuve com a mediação dos professores. Nela os alunos são protagonistas das propostas, escolhem os temas a serem explorados e tomam as decisões em busca de soluções.

A assembleia iniciou-se no 1º ano C com um bate-papo no qual todos puderam expor suas opiniões sobre o assunto e desejos diante dessa prática. Um vídeo também foi apresentado para as crianças ilustrando a mesma prática entre crianças da mesma idade, porém residentes em um outro país.

Nesse primeiro encontro as crianças manifestaram verbalmente e por meio de registros pictóricos a vontade de utilizarem mais a tecnologia no processo de aprendizagem.

Inspirada nas competências e habilidades da Base Nacional Curricular Comum, nos objetivos de aprendizagem do 3º bimestre e no pacto educativo global, referente à paz, uma proposta foi idealizada e viabilizada no Laboratório de Novas Tecnologias do colégio, mediante a Jam Board, uma ferramenta gratuita da suíte Google, que se constitui em um quadro interativo que permite o trabalho colaborativo assíncrono ou síncrono em tempo real. Funciona como um grande flipchart, no qual são abertos frames (quadros) para a inserção de pequenas notas (no formato de post-its).

Em poucos minutos as crianças inseriram a senha no computador e rapidamente começaram a escrever nos frames, trocaram as cores, aumentaram e diminuíram as letras, aprenderam acentuar a letra É, movimentaram as caixas de texto com os dedinhos na tela interativa, criaram novos frames de textos e arriscaram na escrita e leitura com muita autonomia.

As crianças refletiram e se expressaram a respeito do tema “paz” utilizando a escrita digital. O resultado foi uma construção colaborativa que projeta os inúmeros saberes das crianças mediante o tema escolhido e também as competências e habilidades adquiridas no contexto digital.

Alunos do 1º ano C

Professora Thaís Paiva