Patrimônio mundial, um direito de todos!

“Todos nós temos um conjunto de lembranças, de histórias e de objetos que são significativos para a nossa vida. Por um lado, essa é a herança que deixamos para as gerações futuras. Por outro, herdamos das gerações passadas o ambiente no qual vivemos, a cultura, os hábitos, a religião, o comportamento, a língua. Tudo isso faz parte do nosso patrimônio brasileiro, da herança comum que nos une como único povo.”

Marie Helena Pires Martins

Para compreender a própria existência e o lugar que ocupamos em uma sociedade é necessário um resgate da história e do legado deixado pelas civilizações anteriores. As heranças históricas e a memória coletiva são parte fundamental para a construção da identidade cultural de um povo.

Neste sentido, um dos conhecimentos construídos pelos alunos do 5º ano em Ciências Humanas, foi sobre os patrimônios e suas contribuições para a sociedade. O objetivo deste estudo está relacionado à identificação das diferentes formas de organização social, religiosa e política para associar a adequada gestão pública e comunitária à produção consciente de energia, à valorização dos diferentes patrimônios culturais da humanidade, à conquista de direitos dos povos e à qualidade de vida.

Além de conhecer alguns patrimônios, as turmas refletiram sobre a importância da preservação e do respeito como forma de exercer a cidadania, valorizando as diferentes culturas. Aprenderam também que, preservar um patrimônio é um dever de todos, pois cada um é responsável por manter viva aquela memória.

Em uma das etapas do estudo, os alunos escolheram um patrimônio mundial, construíram um modelo a partir das suas características e socializaram as informações mais relevantes. Após a apresentação os modelos foram expostos para observação e aprendizagens de outros alunos.

Por meio do estudo sobre os patrimônios foi possível conhecer e resgatar uma história antiga ou atual, mas sobretudo, a própria história, a nossa história. E foi assim que os alunos descobriram e escolheram um patrimônio pessoal identificando o seu valor sentimental e a representação de um momento marcante das suas vidas.

O respeito pelo patrimônio pessoal foi discutido em sala de aula, de modo que todos compreendessem que as histórias de vida são diferentes e igualmente especiais, pois cada indivíduo carrega a sua herança e memória.

Professoras Fabiana Tavares

e Vânia Stella Abrantes