Pensamento computacional também é coisa de criança!

Um dos objetivos da escola é despertar o interesse do estudante para engajá-lo em seu processo de aprendizagem. Segundo Prensky, as gerações de alunos que estão na escola hoje nasceram na era digital, o que, de forma geral, resulta em comportamentos mais dinâmicos e com alta fluência digital.

Segundo Kelly, ao enfatizar a importância da aquisição da linguagem de programação no empoderamento do indivíduo, é possível fazer uma comparação entre a aquisição da linguagem oral e escrita e a de programação, deixando claro as consistentes para que o ensino de linguagem de programação aconteça na escola.

O Scratch é uma plataforma de programação, criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT,  que utiliza blocos lógicos com o objetivo de desenvolver projetos interativos como animação, games, histórias com recursos multimídia, possibilitando o desenvolvimento de várias habilidades essenciais para a formação do indivíduo no século XXI, tais como: fluência tecnológica digital, raciocínio lógico, pensamento crítico, poder para tomada de decisão, inovação, comunicação, análise, capacidade de resolver problemas, interpretação de códigos de programação, uso da razão e da argumentação, função produtiva, criatividade e também conceitos matemáticos específicos, como coordenada, variável e números aleatórios, tornando a aprendizagem significativa, motivadora e colaborativa.

Considerando tudo isso os alunos do 5º ano iniciaram os estudos de geometria, utilizando a plataforma do Scratch para programar um poliedro a partir das suas características. Em duplas refletiram, discutiram, experimentaram, revisaram e determinaram os comandos corretos para criar uma forma geométrica, tornando a aprendizagem significativa.

Professoras Fabiana Tavares e Tânia Filomena Knittel

“O Scratch é uma plataforma muito criativa e divertida. É um lugar que você pode criar o que quiser.” – Alice Mendonça

“Nesta aula a gente usou o Scratch. Ele ativa a nossa criatividade. Foi muito legal e divertido!” – Gabriela Sousa

“Eu amei fazer a aula no Laboratório de Novas Tecnologias. Foi desafiador, mas consegui!“ – Clara Morgado