Pequenas escolhas, muitas aprendizagens!

“Metodologias ativas englobam uma concepção do processo de ensino e aprendizagem que considera a participação efetiva dos alunos na construção da sua aprendizagem, valorizando as diferentes formas pelas quais eles podem ser envolvidos nesse processo para que aprendam melhor, em seu próprio ritmo, tempo e estilo” (BACICH; MORAN, 2018).

A partir do 2° bimestre, os alunos dos 2° anos A e E realizaram atividades por meio de rotações individuais, ou seja, em determinados momentos da rotina escolar eles escolheram por qual tarefa começar a partir de roteiros determinados pela professora.

Esta prática em sala de aula permite que os alunos façam escolhas, engajem-se na realização do que é proposto, organizem-se com o tempo e desenvolvam a autonomia.

Durante esta dinâmica eles verbalizaram o significado destas escolhas:
“A gente escolhe porque a gente é grande”, afirmou João Maffia.
Já Laís disse: “A gente escolhe e aprende. Eu penso mais quando eu escolho. A gente vai tentar fazer a atividade sem a professora, depois ela corrige”.
Para Matheus: “Nós podemos começar com a nossa atividade favorita”.

Nesse sentido, ao se utilizar de diferentes estratégias metodológicas em sua prática, como as rotações individuais por estações, o professor permite que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem, que tenha mais autonomia e trabalhe colaborativamente com os seus pares, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do sujeito em sua totalidade.

Professora Juliana Vechi