Mulheres que fizeram e ainda fazem história

Personalidades femininas, mulheres que fizeram e ainda fazem  história

Muitas personalidades femininas foram convidadas a fazer parte do universo do 5º ano em 2021. Iniciamos os estudos por meio da leitura do livro “Malala, a menina que queria ir para a escola” (Adriana Carranca), uma menina paquistanesa que ficou mundialmente conhecida após ser baleada, aos 15 anos, pelo Talibã em um protesto pelo ensino das mulheres e ganhou um Nobel da Paz por lutar pela educação.

No decorrer do ano foram realizados debates sobre o papel das mulheres na sociedade atual e seus direitos. Foram muitas as mulheres que deixaram importantes contribuições sociais, culturais e científicas à humanidade. Os alunos refletiram sobre a história de cada uma delas aprendendo a valorizar e a respeitar a diversidade para reconhecer e destacar a figura feminina em manifestações culturais, sociais e religiosas. Dessa forma, descobriram que por muito tempo ser mulher era sinônimo de não ter direitos. Seu único interesse deveria ser cuidar dos filhos. Elas não podiam estudar, trabalhar, votar ou se interessar por qualquer outro assunto.

Uma das etapas do trabalho foi reconhecer que as mulheres que fazem parte de suas vidas também são personalidades femininas. Nessa etapa, compartilharam histórias vivenciadas com suas mães, avós, tias, professoras e dessa forma destacaram a importância de cada uma delas.

Os estudantes conheceram e aprenderam mais sobre as mulheres inspiradoras que entraram para a história em diferentes épocas e partes do mundo. Partilharam seus conhecimentos com os colegas sobre as mulheres que lutaram ou ainda lutam de alguma forma por um mundo melhor. Para se aprofundarem no tema selecionaram, pesquisaram e apresentaram trabalhos sobre algumas personalidades do seu interesse como: Joana d’Arc, Maria Quitéria, Marie Curie, Emilie de Villeneuve, Malala Yousafzai, Frida Kahlo entre outras. Após a pesquisa, fizeram uma representação artística da personalidade selecionada para realizarem uma exposição, deixando registradas as aprendizagens sobre o tema.

Conhecer as personalidades femininas e discutir sobre o papel da mulher na sociedade atual foi um momento muito marcante e significativo.

Professoras Fabiana Tavares e Vânia Stella Abrantes