Que comecem as descobertas!

Os alunos do terceiro ano participaram de uma aula no Laboratório de Biologia para conversar com a Raquel, responsável por esse espaço, e, claro, para já colocar as “mãos na massa”.

Eles fizeram duas experiências bem interessantes: na primeira colocaram água com corante num recipiente, que já tinha uma vela presa no meio. Depois a acenderam e tamparam com outro pote de vidro transparente. Perceberam que ao colocar o pote, a vela acesa se apagou.

Na segunda colocaram um balão (bexiga) com bicarbonato de sódio dentro da boca de uma “garrafa” que continha vinagre. Ao despejar o bicabornato de sódio no vinagre, o mesmo efervescia e enchia o balão.

Antes das experiências os alunos levantaram hipóteses, como “o balão vai voar ou vai estourar”, “a vela vai ficar colorida” ou “acho que a água vai apagar a vela”, e depois a confirmaram, ou não, chegando a uma conclusão.

A pesquisa e a experimentação estarão presentes em todas as aulas dos diferentes componentes curriculares, possibilitando ao aluno investigar, observar, pensar e resolver situações-problema como sujeitos ativos do processo de aprendizagem.

Portanto, assim como nesta aula, teremos muitos momentos de descobertas e aprendizagens!

Professoras Jacqueline Aparecida de Campos e Lucia Helena Alves