Quem é esse tal de Pedro?

Tudo começou com o fim do calendário de agosto e início do calendário de setembro, descobrindo que dali alguns dias teríamos um feriado.

E que feriado é esse, no dia 7 de setembro?

Algumas teorias provisórias foram surgindo entre as crianças do 1º ano C:

“Dia das crianças?” (Helena, 6 anos)
“É dia dos pais?” (Valentina, 6 anos)
“Eu sei, eu sei: dia das bruxas!” (Luma, 7 anos)
É alguma coisa do Brasil, minha mãe me disse.” (Maria Clara Vechi, 6 anos)

Então, um desafio foi lançado: vamos sair pela escola e perguntar para três pessoas o que se comemora no dia 7 de setembro para ser feriado no Brasil.

A cada resposta que as crianças traziam, um novo questionamento era feito: “Será? Será que ele está certo? Confirma com outra pessoa.”

E assim, com muita alegria e empolgação, iniciou-se uma pequena investigação pelos corredores e pátios do colégio.

Ao chegarmos na sala, a Luma disse que havia descoberto muitas coisas sobre esse feriado e que queria compartilhar.

“Sete de Setembro é a independência do Brasil. Um tal Pedro veio aqui no Brasil e nos libertou de um outro país que eu esqueci o nome, eu acho que é a África”.

“Não, Luma! É a Índia e esse tal Pedro disse: independência ou morte.” (Valentina, 6 anos)

E esse tal de Pedro, como será que ele chegou aqui no Brasil?

“Ele chegou a pé” (Isadora, 7 anos).

“Isso faz muito tempo, é que naquela época não existia carro nem avião, por isso ele veio a pé”. (Mariana Borges, 6 anos).

Diante de tantos saberes das crianças as aprendizagens foram sendo construídas.

Agora já sabemos que esse país é Portugal e que o tal Pedro chegou ao Brasil de navio, mas foi com seu cavalo que ele disse: “Independência ou morte”.

Hoje o Brasil é um país independente!

Alunos do 1º ano C
Professora: Thaís Paiva