Resenhas que comunicam

Com o objetivo de incentivar a leitura, os alunos do 4º ano estudaram e conheceram um pouco mais sobre este gênero.

Iniciamos a aula com a pergunta: Mas afinal, o que é uma resenha?

“Resenha pode ser uma explicação sobre um filme”

“As informações que tem atrás do livro”

“É um resumo da história, mas você não pode contar o final, o leitor precisa ficar com vontade de conhecer ou até mesmo curioso para saber”

A leitura é uma prática social da linguagem que é realizada desde a alfabetização. Em diferentes momentos da vida interpretamos e escrevemos textos para diferentes interlocutores, com distintas finalidades e gêneros. A escrita nos permite registrar nossas experiências, compartilhá-las e ainda expressar nossa subjetividade. Permite, enfim, uma formação mais crítica e autônoma dos estudantes.

Desta forma, após conhecer a estrutura de uma resenha e conhecer alguns exemplos, os alunos elaboraram a sua, indicando leituras. Vamos “saborear” uma pitada dessas produções?

Professoras Mirella Scrivano e Ana Paula Bertazza

Coleção A Casa na Árvore, por Gabriela Sugae

Os amigos Andy e Terry moram juntos em uma casa na árvore. Os dois amigos escrevem e ilustram os livros que eles fazem: Andy escreve e Terry ilustra os livros.

E os dois juntos passam por grandes aventuras para entregar o livro para o seu editor, Sr Nariz Grande, que é muito estressado e tem um nariz enorme.

Eu recomendo ler a coleção!

Coleção A casa na árvore

Autor: Andy Griffiths

Ilustrador: Terry Denton

Editora: Fundamentos

Coleção Pippa Morgan, por Ana Beatriz Faria

Pippa Morgan é um livro de emoção, alegria e paixão porque seus pais se separaram e o dia dos namorados estava chegando… Será que a pequena menina vai conseguir fazer sua mãe ter alguém com quem comemorar?

Pelo caminho você vai ver do que ela é capaz!

Com certeza, você amará o livro! Se é uma criança curiosa ou um adulto curioso, é uma leitura muito divertida e ajuda a se distrair.

Coleção Pippa Morgan

Autora: Annie Kelsey

Editora: Ciranda Cultural

Imperador e Ping, por Marina Nascimento

A história se passava na China, onde vivia Ping, um menino que amava várias plantas.

Havia um Imperador que por acaso adorava plantas igual a Ping, mas estava ficando velhinho e tinha que ter um sucessor. Será que Ping consegue ser o sucessor?

Veja a história completa no livro “O pode vazio” e descubra se Ping consegue ser o sucessor.

Livro: O pote vazio

Autora: Demi

Editora: Martins Fontes

Coleção Zac Power, por Enzo Akira Faria

Zac Power e sua família precisam pegar a fórmula da solução X, mas ele terá que enfrentar Dr. Drástico e seus capangas. Ao longo do livro vai ficar mais emocionante, com mais mistério e aventura. Mas Zac acaba ficando sozinho e tem pouco tempo para entregar a fórmula da solução X. Será que Zac irá sobreviver na ilha do veneno?

Venha conhecer a história. Eu indico este livro porque tem ação, mistério e um pouco de suspense.

Coleção Pippa Morgan

Autor: H. I. Larry

Editora: Fundamento

Um mundo de crianças, por Paola Andrade

O livro “Um mundo de crianças”, de Ana Busch e Caio Vilela conta a história de várias crianças do mundo inteiro.

São tantas crianças do mundo como: Irã, Japão, Brasil, Itália, Argentina etc.

Leia você mesmo, esse livro é muito legal! Você não vai se arrepender, porque são tantas crianças do mundo inteiro! Posso falar um segredo? Tinha países que eu nem conhecia.

Charadas para se divertir com a família, por Rafael Del Santo

Esse livro tem várias charadas: uma para cada dia do ano, ou seja, são 365 no total.

Ele tem um sumário falando as páginas e o tema que tem em cada uma, por exemplo, da página 6 até a 20 tem charadas de alimentos, da página 20 até a 46 tem charadas de animais e assim por diante.

Eu indico muito esse livro, ele é muito interessante e legal! Divirta-se com a família e amigos!

Livro: 365 charadas para chorar de rir

Editora: Ciranda Cultural