Os poemas encantam as crianças porque são textos agradáveis de ler e trazem diversos sentimentos aos pequenos leitores, além de serem ótimos aliados no processo de alfabetização. Eles fazem com que a criança vá percebendo como são os sons das palavras e como elas são escritas, aprendendo e brincando com as rimas.
Em sala, brincamos e localizamos algumas rimas em poesias como “Chatice”, de José Paulo Paes, e “As borboletas”, de Vinicius de Moraes. A partir deste jogo criado com palavras que rimam em poesias já conhecidas pelas crianças foi possível notar o envolvimento e a alegria em desvelar os pares correspondentes, arriscando a leitura de novas palavras e ampliando o repertório linguístico.
Este momento foi rico, pois possibilitou que as crianças se percebessem como leitoras. “Sabia que eu consegui ler esta palavra, prô?”, disse Maria Paula.
Com os jogos e brincadeiras as crianças passam a entender a importância da leitura e da escrita em sua rotina diária.
Luciana Dutra, professora do 1º ano F
Ana Elisabeth Basualdo, assistente de classe
![5](https://www.colegioemilie.com.br/wp-content/uploads/2022/05/5-19.png)
![3](https://www.colegioemilie.com.br/wp-content/uploads/2022/05/3-24.png)
![6](https://www.colegioemilie.com.br/wp-content/uploads/2022/05/6-17.png)
![7](https://www.colegioemilie.com.br/wp-content/uploads/2022/05/7-16.png)
![1](https://www.colegioemilie.com.br/wp-content/uploads/2022/05/1-25.png)
![2](https://www.colegioemilie.com.br/wp-content/uploads/2022/05/2-25.png)
![4](https://www.colegioemilie.com.br/wp-content/uploads/2022/05/4-20.png)