icone whatsapp

Um gesto de gentileza pode

Um gesto de gentileza pode

Gentileza que se espalha pelos corredores da escola.

Na última semana vivemos momentos muito especiais com os alunos do 1º ao 6º ano do Período Complementar durante uma atividade que teve como tema central a gentileza e o reconhecimento das pessoas que fazem parte do nosso dia a dia escolar.

A proposta teve início com uma conversa em sala sobre como pequenos gestos — como dizer “bom dia” ou “tenha um ótimo trabalho” — podem transformar o dia de alguém. As crianças refletiram sobre o poder das palavras e sobre como elas são capazes de expressar respeito, carinho e valorização.

Durante uma roda de conversa rica e sensível, os alunos compartilharam seus significados sobre o que é ser gentil.

Gentileza é ajudar um amigo quando ele precisa de ajuda.

Matheus Gelezolo, 2° ano

É quando um amigo precisa de ajuda na atividade e você ajuda ele.
Mateus Morselli, 2° ano

É quando a gente agradece pelo que recebeu.
Rafaela Marchioro, 3° ano

A atividade se desdobrou na criação de dois murais. Um foi elaborado pelos alunos do 6º ano, com mensagens de agradecimento dedicadas aos professores e funcionários. O outro, feito pelas crianças do 1º e 2º anos, reuniu desenhos e frases carinhosas em homenagem aos colaboradores da escola, reconhecendo desde o cuidado com a limpeza e a segurança até a dedicação no preparo do delicioso almoço de cada dia.

Também refletimos sobre a importância de saber o nome das pessoas com quem convivemos. Conversamos sobre como há respeito e afeto em chamar alguém pelo nome e reconhecer seu trabalho. Foi dessa reflexão que nasceu uma ação repleta de afeto: as crianças confeccionaram cartões personalizados e, em grupos, caminharam pelos corredores da escola para entregar essas mensagens a cada funcionário, chamando-os pelo nome.

Ao retornarem para a sala, as crianças estavam visivelmente tocadas e partilharam suas impressões com entusiasmo.

Fiquei feliz.
Sofia Alves, 1° ano

As pessoas ficaram felizes e começaram a gostar da gente depois que receberam o cartão.
Catarina Foschini, 1° ano

 

Mudar o dia de alguém! Mais do que uma simples atividade, vivenciamos juntos um exercício de empatia, respeito e conexão. E ficou claro para todos nós que a gentileza se aprende, se pratica… e se espalha!

 

Monitoras Luciane Brito, Nataly Aparecida Silva e Leila Souza
Monitoras Assistentes Gisele Sousa e Vivian Palmegiano

Notícias Relacionadas