Vamos falar sobre respeito?

A assembleia é uma prática pedagógica que acontece periodicamente entre os alunos do Colégio Emilie de Villeneuve com a mediação dos professores. Nela os alunos são protagonistas das propostas, escolhem os temas a serem explorados e tomam as decisões em busca de soluções.

A assembleia iniciou no 1º ano C logo no início do ano e o tema escolhido pelas crianças foi respeito, um assunto tão importante e emergente no atual contexto social.

Um convidado especial marcou esse momento: o Sensei Fernando Calleja, que com muita propriedade veio partilhar seu conhecimento e encantou as crianças.

Nomeamos um secretário que se encarregou de fazer a pauta e com muita dramatização, escuta e interpretação de tirinhas, construímos saberes referentes ao respeito ao próximo.

“Prô, eu conto para minha mãe quando eu faço algo errado com um amigo. Todo mundo tem que contar também.”
Theo, 5 anos

“Prô, posso levar essa tirinha para o meu irmão ver?”
André, 6 anos

“Se o amigo fizer uma coisa que você não gosta, não é certo você ir lá e bater.”
Pedro, 6 anos

Você tem que pensar antes de fazer as coisas.”
Maria Eduarda, 6 anos

“Quando um amigo faz uma coisa com você e você não gosta, você conversa com ele e se não resolver conta para a professora.”
Mariah, 6 anos

“Temos que ter o pensamento positivo.”
Maria Eduarda, 6 anos

Ao final da conversa com o Sensei Fernando, a mensagem compreendida foi a de que o respeito, a educação e a boa postura são a base para um melhor convívio em sociedade e em todas as relações.

Diante da diversidade nos tornamos seres melhores!

Alunos do 1º ano C

Professora Thais Paiva