Vocês conhecem o Possível?

No início do ano, nos diversos momentos da rotina escolar, foi comum ouvir os alunos dizerem:

­– Professora, isso eu não sei. – Ah, isso eu não consigo!

Pensando nessas falas, às vezes recorrente, e nos desafios enfrentados pelos estudantes ao iniciar uma nova série, a professora apresentou para eles o Possível.

Ficaram entusiasmados com a chegada desse pequeno boneco, mas com um grande poder. Foi dito para os alunos que ele não gostava de ouvir algumas frases como “não sei”, “não consigo” e principalmente “é impossível”.

A partir daquele momento, tudo começou a mudar na sala do 2º ano C. Os alunos ficaram mais atentos à postura de estudante e em tudo que faziam se empenhavam para fazer da melhor maneira, sem desanimar e sem reclamar, afinal o nosso novo “amigo” estava de olho em tudo!!

Se alguém dissesse:

– Professora, eu não consigo! – Logo se ouvia:

– Não diga isso, você consegue sim, se o Possível ouvir ele fica triste e vai embora!

E assim, começaram a ficar mais atentos às falas e a não desistir quando um desafio era lançado.

Que bom, o objetivo foi alcançado!

Eis, então, que as crianças lembraram de algo importantíssimo nesse momento das nossas vidas:

– Professora, o Possível não pode ficar na escola sem máscara!

– Verdade! – Disse a professora. – E agora?

Uma colega da classe disponibilizou-se a ajudar:

– Posso trazer uma máscara para ele, falou Ayu.

Dois dias depois, Ayu chegou ao colégio trazendo uma bonita máscara amarela para o Possível, ecommuita alegria e empolgação a turma colocou a máscara nele.

E não é que ele ficou bem bonitinho!! Além do mais, está colaborando para não pegar ou transmitir o vírus!!

Ele nos ensinou que nunca podemos desistir e sempre acreditar que tudo é possível!!

Flávia Ferreira, professora do 2º ano EF