Projetos Sociais / Voluntariado Educativo

Pastoral Escolar

Voluntariado Educativo

Voluntariado educativo é um novo conceito proposto pelo Colégio Emilie. O aluno do Emilie, quando decide ser voluntário, adquire o compromisso de buscar resultados fazendo uso de seus saberes escolares.

O que aprende na escola reflete diretamente em suas ações na ajuda ao próximo.

Quem recebe o auxílio, o vê prestando a ajuda que, mesmo sob orientação de professores, revela sua autonomia. O jovem se sente valorizado e reconhece o uso de seu aprendizado em sala de aula na participação comunitária. A família o percebe diferente, amadurecido e integrado socialmente, levando a prática desse conhecimento para dentro de casa. E de casa, para toda a vida.

Projetos Sociais

Algumas ações solidárias já realizadas:

1. PROJETO ADERE

A ADERE – Associação para o Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional – é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1972.

O objetivo da instituição é integrar as pessoas portadoras de deficiência mental por meio de uma série de ações. Na Adere, eles participam de oficinas de bijuteria, papelaria artesanal, mosaico em azulejo, tecelagem e marchetaria.

Existe espaço para dança, teatro pedagógico, música, percussão e canto coral. As atividades desportivas incluem caminhadas, ginástica, prática de esportes.

Uma vez feito o trabalho artesanal, nossos voluntários auxiliam nos projetos de comercialização e busca de parcerias.

2. FEIRA SOLIDÁRIA

O bazar de roupas, calçados e brinquedos usados em bom estado têm como objetivo propiciar a famílias de baixa renda a aquisição desses produtos por valores simbólicos (R$ 2,00, a peça).

A verba arrecadada é utilizada em ações socioeducativas dirigidas aos filhos das famílias convidadas: oficinas de higiene bucal, aquisição de kits com escovas de dentes, creme dental, toalhinha e livreto produzido pelos alunos do Aprendizagem Solidária sobre a importância da higiene bucal.

3. TROCA E DOAÇÃO DE LIVROS ESCOLARES

Estimular a redução de custos é uma ação solidária. E livros didáticos em bom estado permitem que sejam trocados entre a comunidade educativa.

Economia para aquele que troca e aquisição de senso de importância no cuidado na conservação de livros e de material escolar daquele que usa.

4. CONVIVENDO COM A MELHOR IDADE

O objetivo deste projeto é promover o encontro de gerações e a valorização da figura do idoso em nossa sociedade.

As ações consistem em visitas mensais ao Asilo São Vicente de Paula, onde os alunos promovem atividades interativas com os idosos. A aquisição de material para os idosos se dá por arrecadação e pela verba da Feira Solidária.

5. OFICINAS EDUCATIVAS

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e a aplicação de oficinas educativas (saúde, lazer, educação e cultura) para crianças moradoras de comunidades carentes.

Os alunos do Aprendizagem Solidária são capacitados por profissionais de diferentes áreas e desenvolvem as oficinas visando a melhoria da qualidade de vida das crianças e de suas famílias.

6. OFICINAS DE ARTE PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Realizar oficinas de teatro e de palhaço em ambientes hospitalares para trazer riso e alegria a crianças em recuperação.

7. PROJETO VALE DO RIBEIRA E AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

O objetivo é promover a saúde, a educação e a cultura, por meio de ações de desenvolvimento sustentável para as comunidades quilombolas do Alto do Ribeira.

O projeto está em fase de elaboração junto ao Instituto Socioambiental, que atua na região, com possível parceria da Universidade Metodista.

MAIS PROJETOS SOCIAIS