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A escola amável

A escola amável

Nossos dias relativizaram tantas coisas, a começar pelo tempo e pelo espaço, e até mesmo as relações. (…) Necessitamos investir – como esperança, projeto e compromisso – numa educação que nos permita tecer novos dias com ética, coragem, empatia, que nos reconstrua como seres humanos que, mais que próximos apenas nas telas e nas estatísticas, sejam irmãos na partilha generosa dos cotidianos da história.
(Projeto Educativo do Colégio Emilie de Villeneuve, 2024-2029)

Todas as semanas nossos professores, coordenadores e diretoras se reúnem para momentos de reflexão sobre as práticas educativas.

Um destes momentos foi dedicado à “escola amável”. Recebemos Márcia Nielsen, Coordenadora Pedagógico-Educacional da Educação Infantil e 1° ano, para uma conversa com nossos educadores sobre o trabalho apresentado no livro “A estética no pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi”, de Alfredo Hoyuelos, que discorre sobre o pensamento de Loris Malaguzzi,  idealizador da abordagem Reggio Emilia. Este tema já está sendo desenvolvido desde 2024 com os educadores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e este ano foi expandido para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Nesta conversa sobre uma estética do conhecimento na escola  e suas conexões  a partir do espaço e relações sociais, discutimos sobre a necessidade de uma fundamentação  teórica norteada pelo projeto educativo e que permeie um âmbito educativo habitável e amável para além do ativismo do fazer.


Todos nós temos uma memória acolhedora da escola na infância. Como nós podemos ser agora os construtores dessas memórias?

Caroline Brasilio, Professora de Língua Inglesa


A reciclagem dos educadores é necessária para a construção de sujeitos políticos que mantenham a sociedade em movimento e transformação, engajados em promover a estética com harmonia entre todos os profissionais envolvidos.


O texto de Loris Malaguzzi conversa com nossas angústias pessoais, porque a sala de aula não pode ser um lugar solitário para um professor.
Fabio Augusto Cavalcante, Professor de Filosofia

Para cumprir a função social da escola, é preciso que a gente contribua com um ambiente de otimismo e esperança.
Renan Silva, Professor de Física

É preciso inventividade para não trairmos os jovens e suas esperanças.
Patrizia Bergamaschi, Professora de Língua Portuguesa


É função de todos contribuir para um ambiente acolhedor, amável, verdadeiro, seguro para a expressão de opiniões, prazeroso e que estimule os alunos a desejarem aprender.


A escola precisa ser um lugar onde todos queiram estar.
Klismann Matos, Professor de Geografia

Nossas atitudes não podem ser improvisadas. Nossas atitudes devem ser refletidas, adotadas e praticadas de acordo com nossos princípios, valores e espiritualidade.
Luiza Cesca, Diretora Geral


Acreditamos em uma formação continuada que estimule ao educador do Colégio Emilie “que tenha mente aberta e esteja disposto sempre a aprender, não só na formação permanente em serviço e acadêmica, mas na consideração dialética de sua práxis cotidiana.” (Projeto Educativo, 2024-2029)

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