O Curso Livre de Teatro é oferecido para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, é gratuito e as vagas são limitadas conforme tabela:

Série/ano Número de vagas Frequência e duração
4º e 5º ano 15 vagas por turma 1 aula semanal de
6º ao 9º ano 15 vagas por turma 1 aula semanal de
(1ª, 2ª e 3ª séries)
25 vagas – turma única 1 aula semanal de

Período de inscrição:
A partir do dia 21.11.2023, às 14h, no portal, com o uso de login e senha do responsável financeiro.

Critérios para matrícula:

• O aluno precisa estar matriculado no curso regular em 2024 para ter acesso à inscrição do teatro. Não faremos reserva de vagas para alunos não matriculados.
  • O sistema não permitirá a matrícula de alunos que cursam o Grade 4 e Grade 5, pois estas turmas já possuem o curso incluso na grade curricular.
  • Consulte a tabela com horários antes de iniciar o processo e tenha certeza de estar matriculando o aluno na turma e horários corretos.
  • Não há prioridade de vaga para alunos frequentaram o curso em 2023. Todos os interessados devem fazer a matrícula.
  • As turmas possuem vagas limitadas conforme descrito no quadro anterior e a inscrição é feita por ordem de chegada. Após o preenchimento do número de vagas o aluno ficará em lista de espera.
  • Alunos em lista de espera serão chamados para matrícula quando houver a vaga, sendo a data limite para a chamada até final de abril.
  • Não faremos matrículas presenciais, sem exceções.

Regulamento do curso:

• São critérios analisados pelo professor de teatro e coordenação para permanência do aluno no curso durante o ano letivo:
    • frequência, comprometimento, envolvimento e comportamento.
    • O aluno poderá somar até três faltas justificadas por meio de atestados médicos apresentados ao professor.
    • Tarefas e estudos relacionados a outras disciplinas não serão aceitos como argumentos para justificar faltas, atrasos ou saídas antecipadas das aulas, salvas as atividades que constam no calendário oficial do colégio, como estudos de meio, viagens de formatura, simulados e demais eventos.

Será de responsabilidade do aluno:
– cópias de roteiro e outros textos;
– investimento com figurino, maquiagem e materiais necessários para aulas e apresentações;
– material pessoal trazido para aulas e apresentações.

• Objetos cênicos e figurinos que pertençam ao colégio podem ser utilizados pelos alunos durante as aulas de teatro e períodos de apresentações, sendo o aluno responsável pela retirada e correto armazenamento de todo o material após cada aula/apresentação, sob a autorização do professor.
  • Aquele que danificar qualquer item do material pertencente ao colégio deverá fazer sua reposição por item de mesma espécie ou semelhante.

Início das aulas em 2024:
5 de fevereiro

Tabela de turmas, dias e horários 2024:

TEATRO: ARTE QUE ENSINA, DIVERTE E PREPARA

O teatro desenvolvido no Colégio Emilie não se limita a um conhecimento artístico específico. Participar dessa atividade ajuda a desenvolver habilidades que certamente serão empregadas no desenvolvimento acadêmico do aluno e posteriormente profissional. Ela transforma o aluno em uma pessoa diferenciada, mais comunicativa, envolvente e criativa, habilidades imensamente valorizados pelo mercado de trabalho que busca profissionais com ideias, criatividade e que sugerem inovações. São os mesmos preceitos desenvolvidos em atividades abordadas nas aulas de teatro.

O TEATRO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Nesse período o teatro se caracteriza pela iniciação ao teatro com a descoberta do talento através do lúdico e do jogo teatral. O importante é explorar, arriscar, divertir, interagir e experimentar. É importante brincar e se divertir, mas sem nunca esquecer da organização e da disciplina.

O TEATRO NO ENSINO MÉDIO

O teatro no Ensino Médio se caracteriza pela fusão das três séries que, unidas, ganham um formato de grupo teatral. Nesse momento prevalece a pesquisa, a prática de exercícios avançados de interpretação e de improvisos de cena, exercícios avançados de expressão vocal e corporal, além de pesquisas sobre autores e textos teatrais relevantes que venham a inspirar montagens de espetáculos que não sejam apenas um entretenimento, mas também fonte de reflexão e debate tanto para os alunos quanto para a plateia.

MENSAGEM DOS PROFESSORES DE TEATRO EM TEMPOS DE PANDEMIA

PEÇAS DO ENSINO MÉDIO

Deuses e Mitos – 1º ato

Deuses e Mitos – 2º ato