XXV Simpósio de Educação da Rede Azul

Em mais um momento de formação continuada, no dia 29 de janeiro de 2022, os educadores do Colégio Emilie de Villeneuve participaram do XXV Simpósio de Educação da Rede Azul/SP!

Com o tema “Entre o presente e o futuro: tendências reflexivas para a escola”, o dia foi repleto de conhecimentos, escuta, partilha e aprendizagens.

Uma abertura muito especial, concebida e dirigida pelo professor de teatro Rene Ramos do Amaral, que contou com a participação especial do estudante do 7º ano do Colégio Emilie, Felipe Catalano Calleja, e de ex-alunos representando cada instituição.

“É uma alegria receber cada um, cada uma de vocês para este dia intenso de encontro, de reflexão, partilha em busca de conhecimentos para que possamos contribuir com uma educação que prima pelos valores humanos.”

Assim, a Profª. Dra. Marly das Neves Benachio – Coordenadora da Rede Azul de Educação/SP, abriu o XXV Simpósio de Educação da Rede Azul.

Na primeira palestra,  Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo da Igreja Católica em Belo Horizonte, reitor da PUC Minas e com longa prática de magistério no ensino superior, traçou um cenário da educação brasileira, falando sobre os desafios que se colocam aos educadores para uma educação inclusiva.

A reflexão de Dom Mol, em total sintonia com o Projeto Educativo da Rede Azul, nos encheu de esperança para continuarmos nossa missão de educadores.

A segunda palestra, proferida pelo Prof. Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, deu ênfase a um novo perfil docente que privilegia a autoria de percursos formativos, realiza mediação qualificada, utiliza metodologias “mão na massa” envolvendo seus alunos na construção do conhecimento e promove avaliação como uma experiência dedicada ao desenvolvimento humano.

Na terceira palestra, o Prof. Dr. Ulisses de Araújo refletiu sobre o que é ser um bom professor e os aspectos que devem estar envolvidos na sua formação pautada por três princípios articulados: a excelência, a ética e o engajamento, princípios estes que deveriam estar presentes nos projetos educativos das escolas.

Como retornar à escola diante de tantas questões que nos assolam? Como acolher crianças, adolescentes e docentes nessa reconstrução da atividade escolar depois desta pandemia? Essas e outras reflexões foram trazidas pela Profª Dra. Luciene Tognetta na 4ª e última palestra do evento.

Tema muito atual sobre o qual muitos professores se manifestaram. “Um tema delicado que precisa ser olhado com muita atenção pelos educadores. Triste realidade, mas que precisamos encarar com carinho e acolhimento”, disse Sandra Piochi, participante do evento.

As partilhas entre os educadores sempre foram a marca dos simpósios da Rede Azul de Educação e, mesmo em um evento on-line, estes momentos não deixam de acontecer. Após as palestras, nas “Rodas de Conversa”, os participantes tiveram ricos momentos de reflexão sobre os temas abordados pelos palestrantes durante todo o dia.

“Termino o dia revigorada na mente, na alma e no coração! Gratidão à Rede Azul e à Equipe de Educação que preparou esse momento único!” – Kelly Castro

“Parabéns, Irmã Marly e todos os envolvidos desde a escolha dos temas e palestrantes à estrutura tecnológica. Foi maravilhoso! Mal posso esperar pelo próximo.” – Débora Guimarães

“Momento de intensa partilha, diálogo e reflexão. Foi muito provocativo e nos desafia a buscar meios para construirmos JUNTOS a mudança que queremos no mundo.” – Patricia Minassidis

“Dia de muito aprendizado, partilha e troca de conhecimentos. Parabéns aos organizadores!!! Gratidão… Orgulho em fazer parte da Rede Azul!” – Elaine Rodrigues

“Os intervalos com os ex-alunos de toda a rede foram muito bonitos e gratificantes.” – Patrizia Bergamaschi

Marly Benachio encerrou o XXV Simpósio de Educação da Rede Azul/SP agradecendo a todos os envolvidos na organização do evento, assim como a todos os educadores presentes.

Uma oração encerrou o dia, pedindo ao Senhor que guie nossas ações, nossas palavras e nossos gestos em prol da vida.