Ciranda do Reconto & Ring-Around Stories

“Acredito que os contos de fadas, os velhos e os novos, podem ajudar a educar a mente. O conto de fadas é o lugar de todas as hipóteses”.

-Gianni Rodari-

Era uma vez um sábio escritor chamado Gianni Rodari, cujas mãos teciam fábricas de narrativas. Inspirado pela obra de Gianni, “Gramática da Fantasia”, seu amigo e professor Loris Malaguzzi sonhou alto: transformar sua cidade no norte da Itália, Reggio Emilia, em um vibrante palco de contação de histórias. Convocou então pais, mães e educadores a mergulharem nas profundezas da imaginação, criando contos que voassem além dos limites do mundo fantástico.

Desta inspiração surgiu uma noite encantada, na qual os moradores de Reggio Emilia se vestiram de magia para contar histórias em cada espaço: praças, teatros e escolas brilharam, abrindo portais de encanto para todos, grandes e pequenos.

A noite deste lugar distante ecoou até o Colégio Emilie de Villeneuve, trazendo o mesmo espírito de maravilhamento e encantamento para nós, e, neste Mês Literário, nos dias 17 e 18 de abril, as crianças do Infantil I e do Preschool 1, junto às suas famílias, participaram da Ciranda do Reconto/Ring-Around Stories sob o manto do encanto e da fantasia. Tendas de narrativas foram erguidas como castelos de sonhos, oficinas de contação de histórias narradas pelos professores foram um convite a uma viagem pelo mundo da imaginação, performances teatrais e musicais nos fizeram mergulhar em um mundo onde tudo é possível, e “caixas mágicas” criadas por cada família deram vida às histórias nas quais os personagens ganharam vida no tapete mágico.

Foi um encontro onde o passado e o presente se uniram, promovendo um futuro onde todos são convidados a sonhar com mundos ainda por criar. Guardaremos esses momentos como tesouros, lembranças de uma noite onde cada história contada foi uma porta para infinitas possibilidades, criando memórias afetivas que ficarão guardadas nos corações dos adultos e das crianças.

Márcia Nielsen e Patricia Minassidis

Coordenação pedagógico-educacional