icone whatsapp

O desabrochar das flores: Uma Semana de Descobertas

O desabrochar das flores: Uma Semana de Descobertas

Para receber as crianças do 2º ano com alegria e acolhimento, preparamos uma semana especial repleta de encantamentos e descobertas, permitindo que as turmas se preparem para este novo ciclo.

Considerando o desenvolvimento integral das crianças, nós, professores, propusemos a discussão dos sentimentos e emoções relacionados a essa nova etapa de suas vidas. Em rodas de conversas, nos diversos ambientes explorados, realizamos leituras que possibilitaram a reflexão sobre sentimentos como alegria, saudade, felicidade, raiva, esperança e medo. Em seguida, questionamos as crianças sobre os sentimentos que tiveram durante a chegada ao primeiro dia de aula. Nesse momento, várias crianças tomaram coragem para se abrir aos colegas, e uma delas comparou-se a uma nova flor desabrochando, cheia de anseios.

Essa partilha de experiências e sentimentos sobre o início do ano letivo resultou em um registro pictórico, com o intuito de tornar palpáveis e compreensíveis os sentimentos profundos e abstratos que as crianças estavam expressando, considerando especialmente a faixa etária delas.

Em seguida, cada criança verbalizou suas dúvidas sobre como lidar com esse “turbilhão de sensações”: estabelecer novas amizades, ser mais autônomo, assimilar e internalizar os conteúdos do 2º ano, interagir e partilhar em diferentes espaços. Quantos desafios! Será realmente possível?

Foi então que descobriram uma fonte misteriosa onde seus desejos e sonhos poderiam se concretizar. Bastava fechar os olhos, pensar e acreditar que, com toda certeza, iriam se realizar! A vida é um constante recomeço, repleto de erros e acertos, de sonhos e medos. Educar vai além do espaço escolar; é semear, regar e fazer florescer. Que estejamos sempre abertos a todas essas nuances que nos permeiam, como crianças ou adultos. Que a vida seja como um baú de novas descobertas, uma fonte inesgotável de desejos ou uma porta viva que se renova a cada dia.

“Amor é como se uma flecha me atingisse no coração, me sinto nova, como uma flor começando a florescer.” – Bella.

 

Professoras e assistentes do 2º ano

Notícias Relacionadas