Sala de aula do 4° ano

De acordo com a abordagem reggiana, pode-se dizer que o ambiente ensina por meio de estímulos e das experiências que ele proporciona ao aprendizado e ao desenvolvimento de cada criança em particular. Diante dessa afirmação, iniciamos o nosso ano letivo com um grande propósito: tornar as salas de aula do 4º ano do ensino regular em ambientes ainda mais acolhedores para estimular a aprendizagem significativa, a participação ativa e provocar o aprendizado colaborativo, criando um espaço inspirador para o ensino e aprendizagem.

Cotidianamente os alunos já realizam atividades nas diferentes salas ambientes que a escola oferece: Sala de Novas Tecnologias, Sala Maker, Centro de Línguas, Sala de Xadrez, Sala de Arte, Música, além dos laboratórios e das quadras onde realizam as aulas de Educação Física. Transformar as salas de aulas em espaços temáticos de Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza e Português foi um desafio que os alunos adoraram, pois a organização da sala já revela uma intenção pedagógica, pois a disposição e natureza dos materiais didáticos e recursos comunica aos estudantes o estudo que acontecerá no espaço. Desta forma o ambiente torna-se mais imersivo, despertando a curiosidade e, consequentemente, o envolvimento dos alunos.

Os estudantes estão bem animados e são responsáveis pela criação e organização das salas. Seus trabalhos e objetos expostos estão em conexão com o ambiente, tornando-o mais atrativo e significativo.

Professoras do 4º ano