ConsCIÊNCIA na pandemia

A pandemia de COVID-19 representou, e ainda representa, um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade contemporânea. Em junho de 2021 completam-se 16 meses desde que foi identificado o primeiro caso no Brasil. Desde então, nossa rotina foi alterada e adaptada para que, em um esforço coletivo, superemos esse difícil cenário. Felizmente a ciência se desenvolveu nesse período, de modo que foram sendo estabelecidos protocolos sanitários que visavam mitigar os efeitos da pandemia e, simultaneamente, foram desenvolvidas vacinas que hoje são uma realidade e vêm sendo aplicadas em milhões de pessoas diariamente, salvando milhares de vidas.

Contudo, todos os cuidados ainda são necessários. Desse modo, torna-se fundamental desenvolver ações de divulgação do conhecimento científico para informar a população sobre as medidas adequadas para nos protegermos, pois somente com o respeito aos protocolos de segurança e o avanço no número de vacinados vislumbraremos um futuro em que poderemos voltar a nos abraçar e celebrar a vida.

Diante desse contexto, os professores Fabio Pereira e Renan Silva desenvolveram com os alunos do nono ano o projeto consCIÊNCIA, que teve como objetivo fornecer subsídios para que os alunos se posicionassem criticamente em relação aos aspectos científicos envolvidos no combate à pandemia de COVID-19. Com base em conceitos da física e da química, os discentes produziram materiais informativos sobre os protocolos sanitários que ajudam a combater eventuais fake news sobre o assunto. Foram investigados 5 temas: medição da temperatura pelo pulso x pela testa, utilização das máscaras, tipos de máscaras, vacinas e distanciamento social. Os materiais finais foram produzidos em formatos diversos, englobando podcast, storyboard, fôlder e vídeo.

Os discentes puderam, por meio do desenvolvimento de pesquisas e experimentos investigativos, compreender a ciência envolvida na pandemia. Com isso, nossos alunos podem atuar como multiplicadores do conhecimento científico, contribuindo para o combate da COVID-19.

Fabio Pereira, professor de Química
Renan Silva, professor de Física

Confira alguns trabalhos produzidos pelos alunos!

Fôlder sobre vacinas, da Anne Peixoto, Heloísa Scarpin, Isabelle Sacucci e Juliana de Caprio

Podcast sobre temperatura, da Eduarda Rodrigues, Júlia Angelino, Júlia Esturaro, Luana Nóbrega e Maria Clara Bernardo

Vídeo sobre distanciamento, da Angela Hampf, Gabriela Santos, Lucas Espindola, Maria Clara Gonçalves e Yasmin Naufel

Vídeo sobre máscaras, do Fabrizio Ianni, Guilherme Martins e Raphael Sakamoto