Criação de uma máquina de Rube Goldberg

Em 2023, enquanto cursavam o 7° ano, os alunos que estão hoje no 8° ano estudaram e criaram uma máquina de Rube Goldberg, que é um dispositivo complexo que realiza uma tarefa simples de forma indireta elaborada. Em 2024 eles ampliaram suas habilidades e construíram uma máquina de Rube Goldberg utilizando o Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica para controlar algum componente da máquina. O projeto, que envolveu criatividade, trabalho em equipe e conhecimentos de programação, foi um verdadeiro sucesso!

A atividade começou com os estudantes divididos em grupos e pensando em maneiras criativas de acionar os diferentes dispositivos, como dominós, rampas, bexigas e outros materiais. Os alunos aprenderam a programar o Arduino de forma a acionar os dispositivos no momento certo, criando uma sequência perfeita de eventos.

Durante o processo, os estudantes tiveram que enfrentar diversos desafios, como ajustar a velocidade dos dispositivos, garantir a sincronização entre as etapas e solucionar problemas técnicos. Mas com muita dedicação e trabalho em equipe, eles superaram todas as dificuldades e conseguiram construir uma máquina impressionante.

Essa atividade proporcionou aos alunos uma oportunidade única de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma prática e divertida. Além disso, eles puderam desenvolver habilidades como criatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Professora Tania Filomena Knittel