Estudando modelos atômicos

Estudando modelos atômicos: evolução e construção do conhecimento científico.

Quando estamos aprendendo um novo conceito nas aulas de Ciências, as perguntas que mais escuto dos alunos são: Mas esse conceito é verdade? Como os cientistas sabem que é desse jeito?

Acreditamos que tudo aquilo que aprendemos sobre leis e teorias são verdades imutáveis e inquestionáveis, mas será que os conceitos científicos são completamente racionais, objetivos, metodológicos e livres das influências políticas e sociais?

Para solucionar esse questionamento que tanto faz parte da concepção de ciência, para a compreensão de como os conhecimentos científicos que estudamos não são verdades absolutas, fixas e definidas e para vivenciar essa evolução científica que acontece até os dias de hoje foi desenvolvido, com os oitavos anos, uma atividade interdisciplinar sobre os modelos atômicos.

Inicialmente os alunos foram convidados a explicar como eles acreditavam que são os átomos. Eles deveriam descrever formato, cor, tamanho e caracterizá-los minuciosamente. Na segunda etapa da atividade foram apresentados 4 modelos atômicos e os alunos, divididos em grupos, deveriam pesquisar sobre a vida dos cientistas que os desenvolveram (período e região em que viveram), contexto histórico e científico da época e as características de cada um dos modelos. No final, utilizando a criatividade e usar a imaginação para recria-los. Partindo do senso comum e chegando ao conceito científico de como são os átomos, os alunos conseguiram se apropriar do conhecimento em um movimento de construção e desconstrução, vivenciando como são criadas e recriadas as teorias aceitas atualmente.

Foi um momento de descontração em que os jovens puderam enxergar que os conceitos aceitos e estudados como verdades podem, amanhã, cair em desuso e se tornarem obsoletos, mas que isso faz parte da história e construção do conhecimento. Puderam aprender que o contexto histórico, político e tecnológico está totalmente atrelado ao que a humanidade explora e desenvolve e que nós, cidadãos conscientes e pensantes inseridos na sociedade, influenciamos e somos influenciados a todo momento por aquilo que nos cerca. Além disso, o engajamento e o despertar da curiosidade permitiram que os estudantes se transportassem para as aulas práticas nas quais são colocados para testar suas hipóteses por meio de experimentos e observações utilizando materiais e tecnologia disponíveis no laboratório.

O trabalho foi finalizado com a exposição dos modelos construídos pelos alunos despertando experiências únicas e permitindo o entendimento de que a ciência não é somente evidência e método, também é intuição e criatividade. A construção de teorias e conceitos é um processo global e complexo, no qual conhecer, analisar, interpretar e intervir não estão dissociados. As conclusões e verdades nunca são eternas e absolutas, elas mudam e abrem questões como parte da dinâmica natural da evolução permitindo, dessa forma, que a ciência avance, se transforme e nos encante.

Renata Lunardi, Professora de Ciências