Nas trilhas da colonização: vencendo a muralha da Serra do Mar

Os alunos do 7º ano experimentaram a grandiosidade da biodiversidade da Mata Atlântica durante a descida da Serra do Mar pela Estrada Velha de Santos.

A visita ao Monte Serrat proporcionou uma vista panorâmica incrível da região da baixada, permitindo uma compreensão mais profunda do processo de desenvolvimento e da ocupação desse território. A Reserva Indígena Rio Silveira ofereceu uma oportunidade única para os estudantes conhecerem a cultura indígena e valorizarem sua história. No manguezal, desenvolveram mais consciência sobre a fragilidade desse ambiente e a necessidade de sua proteção. Por fim, a visita ao Forte São João de Bertioga transportou nossos alunos para o passado, explorando os sistemas de defesa implementados pela coroa para proteger o litoral de ataques estrangeiros. Esse mergulho na história permitiu que compreendessem as transformações ocasionadas pela ocupação do litoral e sua influência sobre o planalto paulista.

Ao longo dessa jornada, os estudantes desenvolveram habilidades como observação e capacidade de análise crítica. A imersão na natureza e na história não apenas expandiu seus horizontes, mas também estimulou o pensamento reflexivo e a conexão entre teoria e prática.

Os conhecimentos adquiridos sobre a Mata Atlântica, os sistemas de defesa colonial e a importância das reservas indígenas são tesouros que os alunos agora carregam consigo. Essa experiência única não apenas enriqueceu seus estudos, mas também os inspirou a olhar para o presente e futuro com uma perspectiva mais informada e consciente.

Professores do 7º ano