Projeto Árvore: contos em quadros

A formação leitora das turmas de 8º anos nas aulas de Língua Portuguesa foi intensificada com o projeto Árvore ao associarmos a tecnologia a um acervo de livros complementares à disposição do aluno. Cada estudante teve a oportunidade de escolher um livro de sua preferência nesse ciberespaço a partir de uma coleção selecionada de acordo com a faixa etária.

Este projeto potencializou o estímulo à criatividade, imaginação e escrita, e contribuiu consideravelmente para a ampliação de vocabulário dos nossos alunos. Para socializar suas leituras, cada um produziu quadros que representaram as partes mais importantes das histórias lidas.

O projeto que fizemos com a plataforma ‘Árvore’ foi ótimo. Nós fomos incentivados a escolher um livro que nos interessasse e o lermos, diferente de quando um livro é escolhido pelos professores para a classe inteira ler ao longo do bimestre, já que muitas vezes isso não interessa a grande parte dos alunos. Além disso, a avaliação consistiu em contar a narrativa do livro escolhido por meio de uma curta história em quadros. Eu gostei muito dessa atividade, pois além de sermos incentivados a ler, o método de avaliação fugiu do tradicional ‘pergunta e resposta’.
Felipe Crivari

No 1º bimestre fizemos uma atividade envolvendo um livro de nossa escolha usando uma plataforma: ‘Árvore’. Após a leitura, fizemos um storyboard. Eu achei essa atividade muito legal e um jeito novo de incentivar a leitura. Normalmente, quando lemos um livro que não escolhemos, nosso interesse pela leitura diminui, mas eu achei que essa atividade incentivou.
Sofia Gatz

No nosso ponto de vista, o aplicativo da ‘Árvore’ foi uma boa experiência em relação à leitura, e em poder escolher o nosso próprio livro para poder ler no nosso tempo. O fato de podermos escolher nosso livro fez com que ficássemos com vontade de ler e com mais animação e disposição. Além de aumentar nosso vocabulário, foi uma atividade divertida, a qual tivemos acesso tanto em casa quanto na escola. Essa atividade expandiu nosso conhecimento sobre livros e nos mostrou o quão divertido é ler.
Gabriela Melo e Rafaela Brasil

Adriana Felisbino e Fernanda Almeida, professoras de Língua Portuguesa