Quantificando a Ciência

Os gráficos são representações que facilitam a compreensão e análise de dados com muito mais praticidade, além de serem uma forma evidente de apresentar as informações em seus aspectos temporais. Esse conteúdo faz parte do planejamento do 8º ano no componente curricular de Matemática, mas como apresentar isso para os alunos de forma contextualizada, despertando o interesse, curiosidade e aplicabilidade desses conceitos no dia a dia?

Pensando em como solucionar essa questão e promover a aprendizagem de forma integrada, foi desenvolvido nessas turmas um trabalho interdisciplinar em que o conteúdo de energia trabalhado em Ciências foi utilizado como o principal tema para interpretação e análise dos gráficos.

Essa atividade foi realizada em duplas, por meio da aplicação de exercícios com diferentes gráficos e tabelas que contavam com o diferencial de trazerem informações e dados referentes ao que os alunos aprenderam sobre os tipos de energia e suas diferentes contribuições no contexto nacional e mundial, durante as aulas de Ciências.

O trabalho despertou experiências únicas, com as quais os alunos, por meio da discussão, da interpretação e da vivência com os dados, tiveram a oportunidade de experienciar como o aprendizado é um processo global e complexo, no qual conhecer, analisar, interpretar e intervir não estão dissociados. Além disso, puderam estabelecer diferentes relações em torno dos conteúdos estudados, facilitando a construção de seus conhecimentos e a compreensão da realidade plural e desfragmentada em que estão inseridos.

Renata Lunardi, professora de Ciências