Trajetórias Profissionais

O curso de Trajetórias Profissionais, oferecido no 9° ano do Ensino Fundamental, disponibiliza informações sobre as características e carreiras profissionais relacionadas às grandes áreas do conhecimento – ciências humanas, ciências naturais, linguagens e códigos e matemática -, atendendo à proposta do novo Ensino Médio e a matriz curricular do Colégio Emilie de Villeneuve.

No curso de Trajetórias Profissionais os alunos realizam pesquisas, trabalhos individuais e coletivos, se aprofundam nos conhecimentos específicos de cada área, tempo de formação, instituições acadêmicas que oferecem os cursos, nas habilidades e competências desenvolvidas nas diferentes formações de graduação e pós-graduação, além das exigências do mercado trabalho. Todas essas buscas despertam interesses e aptidões dos alunos para realizar uma escolha mais segura após a conclusão do Ensino Médio.

Desse modo, o curso tem como principal objetivo orientar e colocar os alunos em contato com a nova organização do Ensino Médio, com as especificidades das áreas do conhecimento e, consequentemente, nortear as escolhas para a formação acadêmica.

Valdimir Mosquezi, professor de Trajetórias Profissionais