A causa dos refugiados na 3ª série

No final de abril, os alunos da 3ª série receberam convidadas muito especiais em sua aula de inglês: Gabriela Shapazian e sua mãe, Kety Shapazian. Gabriela optou por deixar seu conforto em São Paulo aos 17 anos para ajudar refugiados que chegavam em Lesbos, na Grécia.

Os relatos partilhados por Gabriela não estão nos jornais ou nas redes sociais – são relatos vivenciados por ela, e suas experiências trouxeram aos alunos novas perspectivas sobre a situação dos refugiados e dos voluntários na Europa. Nossa convidada compartilhou com os alunos informações sobre as condições de vida das famílias instaladas em campos de refugiados e também sobre a legislação e o papel do governo em relação a estas pessoas, além de apresentar um panorama sobre a atual condição dos mais de 5 milhões de refugiados da Ucrânia.

A jovem trouxe também informações sobre sua viagem para a Polônia no mês de junho, onde juntamente com sua mãe irá trabalhar na acolhida de refugiados ucranianos. Falou ainda sobre seu projeto aqui em São Paulo, realizado em parceria com sua mãe, o Flores Para Os Refugiados.

Ouvir em primeira pessoa as experiências de Gabriela foi um momento muito valioso para nossos alunos, que têm se dedicado ao estudo da questão dos refugiados no mundo contemporâneo no curso de Inglês. A prática do idioma se dá num contexto real de comunicação, e seu uso aplicado ao contexto acrescenta ainda mais valor às nossas aulas.

Caroline Brasilio, professora de Inglês