Ação viral no organismo

Em tempo de pandemia, em meio a gritos por vacinas, especulações sobre soros para tratamento, fármacos mais indicados para tratamento e prevenção e fake news, os alunos do Ensino Médio passaram uma semana aprendendo um pouco mais e refletindo sobre a ação viral no organismo humano e de anatomia e fisiologia dos sistemas circulatório, linfático e imunológico. Em 2020, uma semana semelhante ocorreu com foco nos vírus e suas características e, claro, no novo coronavírus.

Em meio a diversas células e metabolismos, os alunos compreenderam diferenças entre soros e vacinas, anticorpos e leucócitos, infecção e inflamação além de vídeos diversos e estudos de caso como o de um portador do vírus HIV que se livrou do mesmo após um transplante de células-tronco na tentativa de se curar um tumor.

Até ovos de galinha e os cavalos acabaram ganhando destaque na explicação de como o Instituto Butantan produz suas vacinas como a Butanvac e a produção de soros, respectivamente.

É mais uma semana que, com certeza, ficará na memória dos nossos futuros vestibulandos do Colégio Emilie.

Fábio Leandro dos Santos, professor de Biologia