Ensino Médio no Fórum FAAP

Em setembro os alunos do Ensino Médio participaram de mais um Fórum FAAP. Durante o feriado, tiveram que mobilizar conhecimentos adquiridos em sala de aula durante toda sua formação no Emilie para argumentar com fundamentação e – por meio do diálogo, cooperação, diplomacia e empatia – negociar para chegar a consensos e encontrar soluções para grandes problemas que assolam o mundo.

Matheus Gomes e Rafael Kenzo Jonen, da 3ª série, representaram, respectivamente, Estados Unidos e China no Conselho de Segurança da ONU – Organização das Nações Unidas, discutindo soluções para a Guerra do Iêmen, a maior crise humanitária do mundo.

Emanuelle Mateus, da 3ª série, representando Cuba, e Sophia Ezequiel, da 2ª série, representando o Brasil, participaram do ONU-MULHERES a fim de encontrar meios para mitigar o revés causado pela pandemia na Plataforma de Pequim e na luta por equidade.

Bárbara Sguario e João Pedro Gonçalves, ambos da 2ª série, e Leandro Brusco, da 1ª série, representaram, respectivamente, a Suécia, o Reino Unido e a China no PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, buscando medidas para diminuir a desigualdade social no combate à pandemia da COVID-19.

Renata Pertusi, da 3ª série, representou a delegada do Reino Unido na IAEA – Agência Internacional de Energia Atômica, comitê em inglês que discutiu a visão da energia nuclear na mídia e sua influência no ciberespaço.

Augusto Bargas, da 2ª série, participou como delegado da Alemanha no FMI – Fundo Monetário Internacional, discutindo medidas para a reconstrução da estabilidade financeira do sistema internacional após a pandemia da COVID-19.

No comitê histórico de STONEWALL, Gustavo Blois, da 3ª série, representou o ativista dos direitos dos homossexuais, Frank Kameny, Arthur Pedro, também da 3ª série, foi o mafioso Fat Tony, dono do bar. E Felipe Silva, da 1ª série, fez o Senador Joseph McCarthy, representando as forças conservadoras.

O caminho para o fórum foi trabalhoso. Desde o início de agosto fizemos aulas semanais à tarde e aos sábados, sendo um dos sábados de estudo intensivo. A preparação envolveu os ex-alunos Gustavo Duarte, Pedro Soares, Pedro Rossi, Ariel Migliorini (online de Dubai!), Maurício Terciano, Débora Parolin e Pedro de Rossis que, gentilmente, se dispuseram a participar do sábado intensivo anterior ao evento. Também contamos com a correção dos DPOs pela professora Patrizia Bergamaschi e de dicas sobre a China, dadas pelo professor. Marcelo Magalhães, e de economia pelo professor Klismann Matos. Além do sempre inestimável apoio da Direção, Coordenação e Departamento de Eventos do Emilie. No entanto, esse esforço coletivo valeu a pena, pois as habilidades desenvolvidas antes e durante o fórum são fundamentais para a vida acadêmica e profissional, pois oportunizam ao aluno fazer a relação entre a construção do conhecimento e sua reflexão com a realidade, além de desenvolver a competência para resolver situações-problema de maneira eficaz e satisfatória.

Todos representaram suas delegações com brilhantismo, demonstrando conhecimento, comprometimento, empenho e dedicação. Como reconhecimento, 5 alunos foram premiados: Felipe Silva, melhor delegado; Emanuelle Mateus, melhor negociadora; Renata Pertusi, Gustavo Blois e Leandro Brusco, menções honrosas.

Parabéns a todos os alunos!

Professora Rita de Cássia Lopes