Educação Financeira para hoje e amanhã

Quanto gastar com lanche, livros e jogos? Se quiser algo especial, como consegui-lo?

Os estudantes do 4º ano conheceram as “seis perguntas do consumo consciente” para aprender o que é essencial e supérfluo antes de consumir. Conversamos sobre criptomoedas, caderneta de poupança, mesada, despesas e sobre a importância de cuidar do dinheiro, já que alguns recebem mesada e outros semanada.

Em grupos, foram desafiados a resolver diferentes situações-problema. Entre elas, selecionar produtos que compõem uma cesta básica. Fizeram uma lista de compras e, com uma determinada quantia em dinheiro, foram às compras no Mercado Emilie. Depois, em sala de aula, apresentaram a situação-problema e como foi resolvida, justificando a mercadoria selecionada para compra e os cálculos feitos em relação aos gastos.

Experimentar, pensar e decidir sobre o que era necessário e supérfluo na lista de compras, se o preço era acessível ou não, comparar marcas e preços dos produtos, se a quantia que tinham era suficiente para comprar o que o grupo planejou e se a embalagem era reciclável ajudam no objetivo de contribuirmos com a formação de consumidores capazes de fazerem boas escolhas.

Acreditamos que a vivência referente à Educação Financeira é necessária e relevante para provocar os estudantes a desenvolver uma postura crítica frente às muitas opções oferecidas pelo mercado e mídias, para o consumo mais consciente e sustentável.

Professoras Daviane Juliana Gomes, Milena Ávila e Silvia Santos