Oficina de compostagem na Aprendizagem Solidária

É com grande alegria que damos continuidade ao belo projeto da Aprendizagem Solidária! O projeto na escola é uma iniciativa que desperta a consciência social na comunidade educativa, não ficando restrita exclusivamente a este grupo.

Como Departamento de Pastoral somos animadores desta ação, mas não estamos sozinhos nesta empreitada. Contamos com o importante apoio de 4 ex-alunas e 5 professores voluntários. No entanto, são os jovens os verdadeiros protagonistas de todo o trabalho. Até o momento temos 47 alunos dinamizando todas as frentes de trabalho: Instituto Gabi, ADERE, Lar de Idosos Alexandre Dahruj, CEI – Centro de Educação Infantil Mascote, Centro Educacional Emilie e Centro Social Esperança.

Percebemos com grande satisfação o quanto os nossos educandos anseiam por transformar a realidade local através de ações sociais que nada mais são do que oportunidades para ensinar e aprender.

Neste sentido, realizamos no final de abril uma oficina de compostagem em que o professor de Biologia do Ensino Médio, Fábio Leandro dos Santos, apresentou os benefícios a médio e longo prazo de se ter uma composteira, possibilitando reutilizar alimentos, transformando-os em adubo para hortas e plantas. Esta oficina será replicada por nossos alunos junto ao CEI Mascote e o Centro Educacional Emilie.

Será sempre uma alegria poder partilhar os frutos de nossas ações sem esquecermos do incentivo e apoio que recebemos de nossas gestoras e da comunidade Emilie.

Max Faria, assistente de Pastoral Escolar