Tudo bem ser diferente!

Tudo bem ser diferente!

“Perceber-se e perceber o outro faz parte do exercício da empatia e do respeito à diversidade”. Base Nacional Comum Curricular

Um dos objetivos trabalhados em Ensino Religioso neste bimestre e que permeou os demais componentes curriculares foi o de perceber o outro na sua diversidade para ter atitudes de respeito ao próximo. Para isso, num primeiro momento, os alunos dos segundos anos A e E compartilharam as ideias que tinham sobre o significado de diversidade:

Para Antonio, “os amigos são diferentes”.

Rafaela diz “que diversidade é o mesmo que ter diferenças”.

Heloisa afirma: “é não ficar chateado porque é diferente”.

Para Matheus, “cada um tem o seu jeito”.

E Rafael finaliza: “ser diferente é o que nos faz importantes”.

A partir desta troca de informações, eles realizaram diversas atividades: assistiram a vídeos, desenharam, escreveram listas de respeito, enfim, produções que expressaram ações de acolhimento, valorização do diferente e da diversidade.

As crianças identificaram as suas características físicas e as preferências para, depois, entender e respeitar o outro, que não é igual a ninguém.

A construção da identidade também se dá na relação com o outro, por isso torna-se fundamental, desde as séries iniciais, o exercício do respeito à diferença, para que cada um construa a compreensão de si e do outro como identidades diferentes que fazem parte de uma sociedade plural.

As diferentes produções dos alunos podem ser contempladas no mural virtual de cada sala.

Professora Juliana Vechi

Notícias Relacionadas

icone whatsapp