A descoberta da tinta

Em uma tarde ensolarada no Período Complementar, os alunos do 3º ano tiveram um momento livre para brincar. Durante as decisões das brincadeiras, Laís Berardo, Helena Brasil e Carolina Ortiz notaram as flores laranjas caídas no chão e decidiram explorá-las.

A professora questionou: O que vocês estão fazendo?
– A gente quer fazer tinta de índio, disse a Laís

Imediatamente a Carolina começou a fazer o som de indígena. A professora curiosa continuou perguntando…
– Como vocês chegaram à conclusão de que as flores podem virar tinta?

– Estávamos brincando com as flores que caiam no chão e descobrimos que davam pigmentação nas mãos. A Helena teve a ideia de preparar uma tinta usando as flores, já que não usamos para nada. Pegamos água, as flores caídas e algumas coisas para esmagá-las, por exemplo, as panelinhas e uma batedeira de brinquedo, disse Carolina Ortiz.

No decorrer da brincadeira outros alunos começaram a chegar e demonstraram interesse com a exploração, admirados com os resultados. Esse momento de investigação tem sido motivado pelo aprendizado do surgimento de cores e suas misturas, no projeto de arte. As descobertas despertam nos alunos a imaginação, a criatividade, a vontade de aprender e não ter limites para as diversas possibilidades que a arte proporciona no mundo das cores.

Durante o processo as crianças perceberam que a natureza proporciona materiais naturais que são ricos para novas aprendizagens. Além da partilha com o grupo de que é possível aprender brincando.

Monitoras Mariana Santos e Rosana Aparecida Silva