icone whatsapp

Identidade: eu sou assim!

Identidade: eu sou assim!

A identidade é algo essencial no trabalho com os pequenos, pois envolve a ideia de distinção, representando uma marca de diferença entre as pessoas, começando pelo nome.

Com o intuito de explorar essa investigação do eu próprio, as crianças do Infantil I foram convidadas a se olharem no espelho e reconhecerem suas características e individualidades através do reflexo. Essa experiência divertida e prazerosa permitiu que as crianças percebessem suas diferenças, como a cor e o formato dos olhos, o nariz, a boca, os cabelos, entre outros aspectos.

Após explorarem bastante, chegou a hora de colocar as mãos à obra! Disponibilizamos papel, caneta retroprojetora e um espelho pequeno para que as crianças pudessem observar as partes do rosto com mais detalhes ao desenhá-las.

Durante esse processo, muitas perguntas surgem: Como eu sou? Como me vejo? O que mais gosto no meu rosto? É interessante observar o que as crianças falam sobre essas questões.

Ao se olharem no espelho, as crianças se reconhecem, percebem a si mesmas e aos outros, criando sua imagem a partir daquilo que enxergam.


Thayná Rocha, Monitora
Cailane Silva, Assistente

Notícias Relacionadas

A descoberta da escrita

Os jogos de adivinhação são ferramentas que auxiliam no desenvolvimento da capacidade de compreensão e análise da escrita no processo de alfabetização.

Leia Mais