icone whatsapp

Contexto com novos alimentos

Contexto com novos alimentos

Contexto com novos alimentos

 Na jornada do Infantil I do Período Complementar da tarde realizamos o Projeto Alimentação Saudável, cujo objetivo é promover a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. Planejamos atividades diárias que incentivam as crianças a experimentarem os alimentos presentes em sua dieta e a descobrirem novos alimentos.

 Organizamos no refeitório um contexto com diversos alimentos dispostos de diferentes maneiras: crus, cozidos, inteiros e cortados, para que as crianças possam explorá-los livremente. A disposição dos alimentos permite que as crianças observem suas formas, tamanhos, cores e texturas dos alimentos naturais.

 Essa experiência estimula o olfato, o tato e o paladar, permitindo que os pequenos apreciem de forma positiva alimentos que muitas vezes são rejeitados durante as refeições.

 A curiosidade em descobrir o que está ao redor deles abre caminho para momentos de diálogo e diversão, tornando a experimentação algo espontâneo e prazeroso.

 Enquanto as crianças socializam, surge um questionamento.

 

Manuela Marques: Esse verdinho é alface.

Ana Beatriz: É mesmo.

Benício Borges: Não é, não. Alface não é tão pequena assim.

Aurora: Não tem gosto de alface.

Alice: Essa folhinha (manjericão) tem um cheirinho gostoso.

 Benício continua afirmando que coentro não é alface mesmo sem saber o nome, identificando apenas o formato.

 

Benício Borges: Prô Marta e prô Maria, o que é?
Assistente Maria Aurisdane: Coentro.
Benício Borges: Ah, eu só gosto para preparar outras coisas.
Monitora Marta: Não, minha vó que prepara outras coisas.
Monitora Marta: Quais coisas?
Benício Borges: Comidinha.

Manuela Marques: Não tem cheiro. Só ficou na mão.

 

A elaboração de teorias provisórias sobre o que até então é desconhecido permite que as crianças desvelem e experimentem no exercício da ação o mundo que as cerca.

 

Monitora Marta Cunha

Assistente Maria Aurisdane Castro

 

Notícias Relacionadas

A descoberta da escrita

Os jogos de adivinhação são ferramentas que auxiliam no desenvolvimento da capacidade de compreensão e análise da escrita no processo de alfabetização.

Leia Mais