Sentir, plantar e investigar

Pensando nos símbolos pascais, os alunos do Período Complementar das turmas do 1º ao 6º ano decidiram plantar um girassol para representar nossas vidas, que devem estar sempre voltadas para Cristo ressuscitado, assim como esta flor está voltada para o Sol.

Durante o processo de plantação as crianças observaram e questionaram muitas coisas: o tipo de terra, por que a semente está fora da casca, quanto tempo demora para crescer… Muitos dos questionamentos foram respondidos pelos próprios alunos.

“A semente está fora da casca, pois assim crescerá mais rápido.”
Isabela Tripari

“Por que a terra é preta?”
Salvatore Scarpignato

“Vamos fazer uma plantação, adoro plantar!”
Manuela Villares

No momento do cultivo, os alunos tiveram que colocar as mãos na terra para misturar o solo adubado e o substrato, dando potência ao crescimento do girassol. Muitas crianças sentiram um pouco de receio, pois disseram que nunca haviam plantado com as próprias mãos.

“Tocar na terra é muito gostoso e passa uma energia positiva.”
Laís Berardo

“Que medo de ter minhocas.”
Ariany Lopes

“Olha o cheiro da terra!”
Carolina Ortiz

No decorrer dos dias as crianças observaram o processo de crescimento do girassol e registraram cada etapa através de um desenho, compartilhando com a turma suas observações e curiosidades.

“Vamos levar para casa?”
Gabriela Bispo

“Vamos comprar um vaso bem bonito para o meu girassol.”
Rafael Dinai

A proposta levou os alunos a entenderem o significado da Páscoa como um momento de reflexão e de voltar a nossa vida para os ensinamentos deixados por Jesus Cristo.

Além disso, tiveram outros aprendizados, pois sentiram texturas diferentes ao entrar em contato com o solo, descobriram que a terra tem um cheiro próprio e desenvolveram o processo de observação e investigação.

Monitoras Camila Ribeiro, Katia Azoni e Mariana Santos