icone whatsapp

Educação Fundamental

1º ao 5º ano

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a construção do conhecimento acontece de forma progressiva levando em consideração as experiências vividas na Educação Infantil, pelas quais são ampliados os direitos de aprendizagem e os processos cognitivos  e socioemocionais, necessários para a formação integral. Desta forma promove-se o desenvolvimento de habilidades e competências em um processo contínuo que valoriza a curiosidade e o pensamento criativo e estratégico do estudante.

As vivências e explorações, nos diversos espaços de aprendizagem, são propícias para pesquisas instigadoras e novas descobertas. Contamos com Espaço das Artes, Laboratórios de Matemática e Xadrez, Ciências Naturais e Novas Tecnologias, espaços externos para convívio e socialização, Sala de Música com equipamentos modernos, Espaço Cênico, Cozinha Experimental, salas de aula equipadas com ar-condicionado, multimídia e lousa digital, Centro de Línguas, além de ambientes virtuais de aprendizagem na plataforma Moodle.

A mediação do processo de aprendizagem é feita por uma equipe – qualificada e em constante formação – de professores e assistentes de classe que utilizam estratégias personalizadas, investigativas e intencionalmente planejadas para possibilitar experiências diversificadas. Em um espaço marcado pelo intercâmbio de ideias e pela partilha do conhecimento que se entrelaça com as metodologias investigativas, acontecem a pesquisa escolar, a elaboração de perguntas, o levantamento de hipóteses, a argumentação, a organização e a busca de diferentes soluções e saberes, marcando o percurso de aprendizagem individual e coletivo.

DIFERENCIAIS

Bilíngue: além da matriz curricular obrigatória, os alunos podem cursar o currículo bilíngue no contraturno escolar, com duração de 3 horas diárias. Ao final do 8º ano, os alunos têm a oportunidade de participar de um intercâmbio no Canadá

Aprendizagem Solidária: para alunos a partir do 6º ano EF, a opção de tornar-se voluntário em ações sociais que oferecem um crescimento pessoal e humanista, ampliando o repertório de experiências.

Estudos de meio: ampliam e aprofundam a aprendizagem significativa e a complexidade das vivências em outros espaços de forma inter e transdisciplinar.

Projeto Afetividade e Sexualidade: espaço de abertura e escuta sensível, conversas, trocas, informações, orientações e reflexões sobre questões referentes à afetividade e sexualidade, para desenvolver a competência socioemocional, individual e coletivamente.

Docência compartilhada: vivência de uma aula mediada por dois ou mais professores, de forma inter e transdisciplinar, possibilitando o estabelecimento de relações e a ampliação dos conhecimentos da mesma área ou de áreas diferentes.

DELE: Certificação de Espanhol para alunos a partir do 7º ano EF, para a mobilização dos conhecimentos construídos e ampliação de oportunidades no mercado global.

Curso livre de Teatro: Para os alunos a partir do 2º ano EF, fortalece a autonomia e a criatividade, desperta o talento e desenvolve o pensamento crítico e reflexivo, por meio da análise, criação e adaptação de obras teatrais.

Fórum Emilie: para alunos a partir do 9º ano EF, que vivenciam a simulação de conflitos importantes da agenda nacional e internacional, abordando questões políticas, sociais econômicas, por meio de desafios, debates, tomadas de decisão, liderança, oratória e mobilizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania.

Exames externos: A partir do 4º ano EF os alunos participam da Olimpíada Canguru e da Olimpíada Brasileira de Astronomia, onde iniciam a vivência na participação em exames externos que darão continuidade nos simulados de Enem e Fuvest no Ensino Médio.

Formação de lideranças: Para a construção da cidadania, por meio da reflexão e atuação do educando no cotidiano escolar, desde o 6º ano EF trabalhamos com a representação de classe, onde os alunos vivenciam o espírito de liderança, a ética, a empatia, o respeito ao diferente entre outros valores, a partir do Projeto Educativo.

Jornada das Profissões: para alunos a partir do 9º ano EF, momentos diferenciados de contato com profissionais e conhecimentos de áreas distintas das universidades e mercado de trabalho, possibilitando escolhas mais assertivas.

Grupo de Jovens Emilie: para alunos a partir do 6º ano, espaço de encontro, trocas, partilhas, reflexão e aprofundamento da fé, de autoconhecimento, de interações com o outro e com Deus.

Iniciação à vida cristã:
. Preparação para a 1ª Eucaristia, a partir do 4º ano EF.
. Curso de preparação para o Sacramento da Crisma, a partir do 9º ano EF.

Educação Fundamental

6º ao 9º ano

Dando continuidade à construção do conhecimento, os adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental consolidam e ampliam habilidades, competências e saberes próprios dessa fase do desenvolvimento. Assumem novas responsabilidades, aprimoram a capacidade de argumentar, discutir e investigar por meio de aulas práticas, simulações e participação em fóruns e eventos.

A capacidade crítica é ampliada e o aluno percebe que está se tornando sujeito ativo do processo de aprendizagem, com responsabilidade e autoria.
O planejamento intencional do trabalho, realizado pela equipe docente, visa à formação e ao desenvolvimento humano global, a partir de uma visão plural, singular e integral do adolescente.

Por meio de metodologias adequadas à faixa etária, o processo é construído, coletiva e interdisciplinarmente, de forma dialógica e dialética, por meio de diferentes linguagens e vivências com as quais queremos que nossos alunos aprendam para criar novos significados, mobilizem pensamentos e atitudes inter e transdisciplinares, para ampliar a complexidade dos saberes e a visão de mundo, para se tornarem pessoas competentes, conscientes, criativas e comprometidas.

As interações no grupo e o estabelecimento de vínculos os impulsionam a participar e se envolver nos diferentes contextos de aprendizagem, em salas de aula equipadas com ar-condicionado, multimídia e lousa digital, Centro de Línguas, além de ambientes virtuais de aprendizagem na plataforma Moodle

Alguns contextos de aprendizagem: 

Aprendizagem Solidária

Possibilita o crescimento pessoal e humanista, desenvolve a solidariedade, a empatia e o respeito às diversidades a partir da opção de tornar-se voluntário em ações sociais.

Estudos de meio

Ampliam e aprofundam a aprendizagem significativa e a complexidade das vivências em outros espaços de forma inter e transdisciplinar.

Projeto Afetividade e Sexualidade

Espaço de abertura e escuta sensível, conversas, trocas de informações, orientações e reflexões sobre questões referentes à afetividade e sexualidade a fim de desenvolver a competência socioemocional individual e coletiva.

DELE

Certificação de Espanhol para alunos a partir do 7º ano EF, para a mobilização dos conhecimentos construídos e ampliação de oportunidades no mercado global.

Formação de lideranças

Para a construção da cidadania, por meio da reflexão e atuação do educando no cotidiano escolar, desde o 6º ano EF, o Emilie trabalha com a representação de classe, possibilitando aos alunos vivenciar a liderança, a ética, a empatia, o respeito ao diferente entre outros valores propostos no Projeto Educativo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ENSINO FUNDAMENTAL

Horários

Ensino Fundamental

1º ao 5º ano EF
– Turmas da manhã: das 7h20 às 11h50
– Turmas da tarde: das 13h10 às 17h40

Período Complementar
– 1º ao 5º EF: das 8h às 11h50 ou das 13h10 às 17h40 (3 ou 5 dias por semana)

6º ao 9º ano EF
– Das 7h10 às 12h30 
– Para o 9º ano, às sextas, das 7h10 às 13h20

Período Complementar
– 6º ano EF: das 13h10 às 17h40